Saúde

Saúde bucal na terceira idade: há cuidados especiais com os dentes nessa fase da vida?

A saúde bucal é um aspecto fundamental para o bem-estar geral dos idosos. À medida que envelhecemos, enfrentamos desafios específicos relacionados à nossa saúde bucal. Problemas como a perda de dentes podem se tornar mais comuns na terceira idade. Por isso, cuidar adequadamente da sua saúde bucal é garantir uma boa qualidade de vida.

Além do impacto estético, a ausência de dentes pode dificultar a mastigação adequada dos alimentos, prejudicar a fala e afetar a autoestima. Nesse sentido, é recomendado que os idosos utilizem próteses dentárias, como dentaduras ou implantes, para restaurar a função mastigatória e melhorar sua qualidade de vida.

De acordo com a professora de Odontologia da Faculdade Estácio São Luís, Ana Caroline Kühn, o Brasil é um dos países com maior índice de pessoas com edentulismo, ou seja, essa perda de elementos dentários. “Pode ser parcial ou totalmente. A maioria da população idosa brasileira faz uso de próteses. Então, o maior desafio é aconselhá-los e orientá-los em relação ao uso desse mecanismo, destacando a importância de conservar e higienizar da forma correta, por exemplo”, explica. 

A profissional destaca, ainda, a necessidade de um acompanhamento maior junto ao dentista na terceira idade. “Em muitos casos, os idosos fazem as próteses e esperam anos sem realizar um acompanhamento no consultório, e isso é muito prejudicial à saúde”, afirma.

A higiene bucal básica que deve ser feita diariamente também se estende às próteses. Mas, como limpar corretamente? “É preciso escovar também três vezes ao dia, sempre retirando-a da boca e tendo uma escova separada para essa higienização. Além disso, a prótese deve ser conservada em ambiente fresco e limpo quando for removida. Uma recomendação importante é que ao menos uma vez por dia o idoso fique sem ela para que a cavidade bucal possa respirar”, lembra a dentista. 

E fique de olho: evite as cáries! Também é recorrente o surgimento desse problema em idosos que possuem próteses removíveis pela falta de cuidado na higiene. “O mau hábito de limpar sem remover a prótese gera acúmulo de alimento na região de suporte. Então, a cárie deve ser tratada e restaurada para que o idoso não venha a perder mais elementos dentários”, finaliza.