Sabia que sábado é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher?

No próximo sábado, o Brasil e o mundo celebram o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. A data foi criada em 1984, na Holanda, durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos, é motivo de conscientização e de cobranças por políticas públicas que possam evitar mortes maternas. Não por acaso, aqui comemoramos o Dia Nacional de Redução pela Mortalidade Materna. 

E este ano haverá o que comemorar. O governo federal liberou recentemente realização de exames contra o câncer de mama, colo de útero e colorretal. Tudo isso por meio dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que antes não acontecia. A informação é do jornal Brasil em Dia, da TV Brasil. O decreto foi assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e tem um prazo de 180 dias para entrar em vigor. 

Segundo uma pesquisa da Universidade de Minas Gerais, entre 1983 e 2005, os óbitos que ocorreram por causas evitáveis por diagnóstico e por tratamento precoce correspondem a 56% do total de mortes de mulheres. No entanto, a população vem aprendendo cada vez mais sobre a importância de realizar os exames de rotina e de ter mais consciência em manter a saúde em dia.

A seguir, veja também outros 07 estritamente necessários, recomendados por especialistas: 

  1. Ultrassonografia pélvica

A ultrassonografia pélvica é um exame de imagem responsável por avaliar os ovários e o útero, possibilitando o diagnóstico de determinadas doenças, como: endometriose, útero aumentado, sangramento vaginal, infertilidade, ovários policísticos, mioma, entre outros. 

  1. Papanicolau

O exame Papanicolau é um dos mais importantes para a avaliação da saúde da mulher e é feito por meio de uma raspagem do colo do útero, onde uma amostra é coletada, possibilitando identificar possíveis infecções, como o HPV, além de mostrar alterações que indicam um quadro de câncer. 

  1. Colposcopia

Esse exame permite investigar os tecidos presentes no colo do útero, na vulva e na vagina, para identificar possíveis alterações benignas, tumores ou infecções. Além disso, também é possível detectar processos inflamatórios, sangramentos, lesões ocorridas devido ao HPV, entre outros. 

  1. Toque vaginal

O toque vaginal também costuma ser chamado de exame de toque feminino e é responsável por investigar possíveis alterações na vagina ou no colo do útero. Esse exame é feito durante uma consulta ginecológica e pode identificar doenças, como endometriose ou inflamações pélvicas. 

  1. Ressonância magnética

A ressonância magnética é um dos principais exames para analisar as estruturas genitais, permitindo identificar possíveis alterações benignas e malignas, como: miomas, endometriose, cisto no ovário e câncer de útero e de vagina.

  1. Ultrassonografia da mama

A ultrassonografia da mama serve para analisar lesões e investigar possíveis nódulos encontrados anteriormente em um autoexame, por exemplo. Lembre-se de  que esse exame não substitui a mamografia. 

É importante lembrar que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), só em 2020, a doença atingiu 66.280 mulheres, registrando quase 30% (29,7%) de todos os tumores registrados naquele ano, sendo também o que mais provocou óbitos nesse período. 

  1. Rastreamento infeccioso

O rastreamento infeccioso é responsável por identificar algumas doenças e infecções, como: HIV, herpes, sífilis, gonorreia, entre outras. Esse exame pode ser feito por um exame de sangue, exame de urina ou pela secreção vaginal. 

E não para por aí…

Fora esses exames, é necessário também que se façam regularmente exames de sangue para avaliar a taxa de colesterol, a glicemia, vitaminas e várias outras no organismo. 

É importante se consultar sempre com um médico de sua confiança, principalmente caso haja alguma suspeita de doença, além de investigar como anda sua saúde. Os exames preventivos são importantes em todas as fases e podem ajudar a identificar e diagnosticar mais cedo um possível quadro de alguma doença, auxiliando no tratamento precoce e adequado da enfermidade. Fique de olho que alguns destes exames podem ser feitos em casa com toda comodidade. 

Mesmo com toda correria, é importante que você, mulher, busque a sua saúde em primeiro lugar. Com saúde, você poderá realizar seus sonhos, projetos, entre outros. Você é capaz de ir além, mas com saúde atingir esse objetivo pode ser mais fácil. 

Saiba também sobre? infertilidade