Novo Decreto restabelece atividades em Santa Inês ainda com restrições

A partir desta segunda, 29, o comércio de Santa Inês e outros serviços voltam a funcionar. Porém, ainda com restrições de horário de funcionamento. Embora todas as ações da atual gestão estejam dando condições de atendimento no sistema de saúde, o município continua em situação preocupante.

Desde o último dia 15, o número de casos só tem aumentado no município. Em menos de 15 dias, as pessoas que testaram positivo para a Coivid-19 passaram de 113 para 310 ativos. Um avanço de quase 3 vezes mais. Você pode checar essas informações na página do Instagram da Prefeitura @prefeituradesantainesma. Diariamente é publicado Boletim Epidemiológico com todas as informações sobre o enfrentamento da Covid-19 no município.

Sensibilizado com a situação e confiante que juntos vamos superar esse momento, o Prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, assinou um novo Decreto na tarde deste sábado, 27. O Decreto Nº 11/2021 restabelece todas as atividades que haviam sido suspensas pelo Decreto anterior, em que seguia as medidas emergenciais decretadas pelo Governo do Estado. De acordo com o Decreto, todas as atividades comerciais consideradas não-essenciais deveriam parar por 3 dias.

As normas estabelecidas por este novo Decreto são as mesmas do Decreto Nº 7 de 3 de março de 2021. As poucas exceções são referentes aos artigos relacionados ao funcionamento das igrejas (que podem ter capacidade de 50% da participação de fiéis, 20% a mais do que o decreto anterior) e o funcionamento de cinemas, restaurantes e bares.

Resumindo, o Decreto restringia o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e outros serviços. De acordo com a Secretaria de Saúde de Santa Inês, no período de vigor do Decreto Nº 7, houve diminuição de 5% na curva de contágio. Para o Prefeito, as ações do Poder Público em sintonia com os cuidados da sociedade, pode resultar numa redução ainda maior. “Nossa gente está sentindo muitas dores por causa dessa doença. Em dois dias nós tivemos 6 percas de entes queridos. E enquanto a vacina não chegar até todos nós, vamos obedecer a todas as medidas. Esse esforço de hoje pode salvar vidas amanhã” – sensibiliza Felipe dos Pneus.