I Semana Estadual da Água no Maranhão encerra com palestras e resultado do I Concurso de Fotografia Ambiental

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) encerrou, nesta sexta-feira (26), a I Semana Estadual da Água no Maranhão. O evento online estava sendo realizado desde a segunda-feira (22), em homenagem ao Dia Mundial da Água, com ações de conscientização voltadas para os recursos hídricos e suas potencialidades para o Maranhão, através de uma programação especial por meio do canal SEMA TV, no YouTube.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, a I Semana Estadual da Água no Maranhão é de suma importância por tratar de um tema vital para todos e representa um marco para o Estado, promovendo a educação ambiental e ações de conscientização voltadas para os recursos hídricos no Maranhão. “Nesta semana celebramos o Dia Mundial da Água e o Governo do Estado, por meio da SEMA, promoveu este evento, que contou com uma programação diversa e participativa, para que todos os atores envolvidos com a gestão de recursos hídricos e a sociedade pudessem interagir e, assim, traçar as diretrizes que iremos estabelecer em nossas ações e projetos”, afirmou.

Ao longo da semana foram realizadas palestras, apresentações de iniciativas em recursos hídricos, simpósio temático e mesa-redonda com a participação de diversas entidades ligadas ao meio ambiente. Além disso, algumas empresas que possuem projetos relacionados aos recursos hídricos e sua preservação também estiveram presentes no evento.

Para a secretária executiva do CONSEMA/CONERH/CONGEFEMA, Ana Fontoura, “uma das mensagens que se deixa com essa programação é que o diálogo seja cada vez mais fortalecido entre a SEMA, a sociedade civil organizada e os nossos usuários de água, participando ainda mais das nossas atividades, pois só teme a democracia quem não acredita nela e nós acreditamos, já que é a base de tudo pra nós que trabalhamos com a execução das políticas, seja de meio ambiente ou de recursos hídricos”, ressaltou.

Rafael Maciel, secretário Adjunto de Licenciamento da SEMA, frisou que a I Semana Estadual da Água no Maranhão é um momento muito importante para todos. “Esse evento agrega os três setores da sociedade, sobretudo para apresentar as práticas das iniciativas privadas e no âmbito da gestão participativa também, pois tivemos grandes demonstrações do que tem sido feito. Me sinto muito honrado de estar nesse momento importante e agradeço a oportunidade de compor essa equipe dedicada”, disse.

Durante o encerramento do evento, a SEMA divulgou o resultado do I Concurso de Fotografia Ambiental com a temática “Águas do Maranhão – Recursos e Uso”. Em 1º lugar ficou a fotografia Voo da Garça-moura nas Reentrâncias Maranhenses, de Zairon Marcel de Matos Garcês; em 2º lugar, a fotografia Os campos inundados da baixada maranhense, de José de Ribamar Carvalho dos Santos; e, em 3º lugar ficou a fotografia Água da Vida, de Edson Gleyre Rocha Santos. Os prêmios destinados aos vencedores são: uma GoPro Hero 7, uma Smart TV LG LED 32″ e um Tablet Samsung Galaxy Tab A, respectivamente. No último dia, também ocorreu a entrega de materiais aos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs).

A I Semana Estadual da Água no Maranhão foi uma parceria com o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), a Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), a Companhia Vale do Rio Doce, Equatorial Energia, AfaChap, Consórcio de Alumínio do Maranhão (ALUMAR), BRK Ambiental, Suzano, Eneva e o Instituto Eco Boa Hora.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março e foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas para reflexão acerca da importância do recurso hídrico, uma vez que é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos.