Governo do Maranhão através da Sagrima visita Projeto Salangô II em São Mateus

O Governo do Estado, através de uma equipe da Secretraria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), composta pelo secretário Sérgio Delmiro; secretária adjunta de agricultura e pecuária, Andréia Amorim, técnicos da Sagrima e ainda o deputado estadual Hélio Soares visitou, nesta quinta-feira(25), o Projeto Salangô II, no município de São Mateus. 

Durante a visita, a comitiva foi acompanhada pelo gestor de atividades regionais da Sagrima, Francisco Torres, que enfatizou sobre a visita. “Hoje recebemos a comitiva do Governo representada, na oportunidade, pela equipe da Sagrima, que entregou aparelhos de ar-condicionado e material de escritório para o centro administrativo, visando melhorar o ambiente de trabalho e assim termos a oportunidade de equipar nossas salas e oferecer melhores condições às associações para dialogar sobre questões que envolvam este projeto de extrema importância para o Maranhão. Foram entregues, também, durante a visita, as sementes oriundas do Projeto Mais Sementes e Mudas. Quero agradecer também pela entrega das sementes que é o principal insumo para produção”, reforçou Torres.

“Hoje nós estamos aqui no projeto Salangô II em São Mateus para mostrar o nosso trabalho juntamente com a Embrapa, uma parceria que dará muito resultado para região, não só para o Salangô, mas também para o município de São Mateus e toda região circunvizinha que trabalha com o arroz. Temos hoje vários experimentos, variedades e tecnologias, que estão sendo testadas aqui para apresentar aos produtores e ajudar a alavancar ainda mais a cultura do arroz no nosso estado,” pontuou o secretário Sérgio Delmiro. 

De acordo com a comitiva, os registros desta quinta-feira (25) tem o objetivo de arquivar imagens para que, em um futuro próximo, possam ser usadas em um dia de campo virtual. Nesse dia, será apresentado o resultado dessa área experimental do ACP-Emprama/Sagrima. O deputado estadual Hélio Soares ressaltou: “Nessa atual gestão do Governo do Estado, o suporte e incremento é garantido aos produtores e, com toda certeza, conseguiremos colocar o setor agrícola do Maranhão no lugar que ele merece estar”.

Projeto Salangô

Nos últimos anos, o Governo do Maranhão já realizou diversas ações de revitalização do projeto Salangô. As revitalizações envolvem operações e manutenções da infraestrutura de irrigação de uso comum, assistências técnicas ofertadas gratuitamente aos produtores, distribuição das sementes oriundas do projeto Mais Sementes e Mudas, entre outras.  Essas ações visam beneficiar todos aos produtores do projeto, buscando assim o desenvolvimento dos mesmos, com a intenção de gerar trabalho e renda. E assim promover a dignidade social e melhorar a qualidade de vida dos produtores e familiares membros do projeto Salangô. 

O Projeto Salangô tem hoje um ambiente novo e com boas parcerias como o Governo do Maranhão, Embrapa, Prefeitura de São Mateus, entre outras, que possibilitam aos produtores membros do projeto trabalhar com várias culturas, movimentando assim cada vez mais e possibilitando o real crescimento do mesmo.

O Salangô tem a capacidade de ser um grande produtor de arroz, que é a aptidão natural do projeto em função de suas terras alagadas no período de inverno. No período de verão, a produção de hortifruti no período de 6 meses garante cerca de 3 colheitas, e isso pode trazer outras alternativas aos produtores.