Plantão

Governo do Maranhão realiza operação Praia Segura para garantir a segurança dos banhistas no feriado prolongado de Tiradentes

O sábado ensolarado do feriadão de Tiradentes atraiu muitas pessoas para as praias. Para garantir a segurança dos frequentadores, o Governo do Maranhão, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA), está realizando a operação Praia Segura. O objetivo é prevenir e atender às ocorrências de afogamentos nas praias e balneários do estado. A operação começou na sexta-feira (21) e segue até o domingo (23) com o efetivo e os equipamentos usados para o patrulhamento das praias ampliados.

Em São Luís, a ação é conduzida pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar), que intensificou o emprego de embarcações, viaturas e quadriciclos, garantindo mais segurança e tranquilidade nas praias da Grande Ilha.

Segundo a major Amanda Coelho, que coordena a operação Praia Segura, trata-se da intensificação do trabalho que já é realizado cotidianamente. “Essa operação ocorre sempre que temos períodos com maior número de pessoas nas praias, que são os feriados prolongados e os meses de férias. Nesses períodos nós ampliamos o nosso efetivo e os equipamentos materiais para dar mais segurança. Esse trabalho já é realizado diariamente. O que fazemos durante a operação Praia Segura é intensificar as ações”, informou.

Mais equipes e equipamentos

Durante os três dias de operação, o BBMar estará com um efetivo diário de 40 bombeiros marítimos atuando nas praias de São Marcos, Calhau, do Meio e Araçagi. Além disso, estarão disponíveis 2 quadriciclos nas praias do Calhau e Araçagi para a ronda da orla, 2 botes, nas praias do Calhau, Araçagi e do Meio, e 2 motos aquáticas, no Calhau e Araçagi, para patrulhamento e resgate no mar. Na Praia de São Marcos, uma viatura estará à disposição para qualquer ocorrência. Os oficiais também estarão conversando com os banhistas, dando dicas de segurança para evitar incidentes.

A major Amanda Coelho também ressalta a importância da prevenção e, por isso, chama a atenção da população para algumas dicas de segurança. “É fundamental que as pessoas evitem o excesso de consumo de bebida alcoólica quando estiverem na praia, pois isso pode comprometer a atenção e causar acidentes. Outra dica importante é evitar adentrar muito longe no mar. O ideal é ficar no trecho em que a água não ultrapasse a linha do umbigo”, disse. Ela também chama a atenção dos pais e mães para o cuidado com as crianças.

Famílias seguras

Com a operação, os frequentadores afirmam que se sentem mais seguros. A tabeliã Mirella Rosa foi à Praia do Calhau com o marido e os dois filhos e aprovou a operação. “É muito importante esse trabalho porque a gente fica um pouco mais tranquila. Têm muita gente imprudente nas praias que podem causar algum problema”, comentou.

Apesar da presença mais ostensiva do Corpo de Bombeiros na orla, ela também disse que não tira o olho das crianças. “Não desgrudo o olho dos meus filhos. Não deixo que eles ultrapassem o limite de segurança no mar e nem que fiquem muito distantes da gente. A gente precisa ajudar o trabalho dos bombeiros, afinal, eles têm a praia inteira para vigiar”, afirmou.

O servente de construção civil Raul da Silva também disse que se sente mais seguro com a presença dos bombeiros marítimos na praia. “É muito importante que eles estejam aqui dando essas orientações porque nos ajuda a prevenir riscos para a nossa vida”, comentou.