Viajando à noite: como se preparar para dirigir na madrugada?
Dirigir à noite, apesar de ser mais econômico, por ter um fluxo de carros muito menor, é muito mais perigoso para o motorista. Apesar de muitos motoristas, principalmente os caminhoneiros, preferirem as viagens noturnas para economizar tempo, é necessário tomar uma série de cuidados adicionais nas viagens noturnas. Há vantagens e desvantagens de dirigir à noite, e medidas de segurança adicionais precisam ser tomadas para evitar acidentes. Veja algumas dicas para enfrentar as viagens noturnas com mais tranquilidade.
Atenção total na estrada
A visão humana perde muita capacidade em ambientes com pouca luminosidade. Em locais com pouca iluminação, o campo de visão pode diminuir de 250 metros para 40 metros. Por isso, toda a atenção na estrada é essencial para evitar imprevistos.
Ao dirigir com atenção redobrada, será possível visualizar os perigos escondidos nas estradas, como buracos, desníveis ou animais na pista, com antecedência.
Evite dirigir muitas horas seguidas
Muitas estradas são extremamente monótonas à noite, e o cansaço excessivo pode provocar cochilos ao volante. Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), 30% dos acidentes noturnos são provocados por motoristas que dormem ao volante.
Para evitar esse tipo de situação, é muito importante programar paradas ao longo da viagem, evitar o uso de medicamentos que podem comprometer as funções motoras ou que provoquem sonolência e dormir bem na noite anterior à viagem. Aos primeiros sinais de cansaço, é muito prudente parar para dormir em algum lugar.
Cuidado ao parar no acostamento
Algumas estradas brasileiras são muito perigosas, principalmente à noite, quando seu fluxo de veículos é reduzido. Por isso, evite realizar paradas desnecessárias. Ao primeiro sinal de problemas com o veículo, procure um local adequado para realizar a parada e a manutenção. O motorista só deve realizar uma parada em local ermo se o veículo sofrer uma pane geral ou se a sua segurança estiver em risco.
Respeite a velocidade e a sinalização
Respeitar o limite máximo de velocidade das vias e respeitar as sinalizações não deve ser feito somente em viagens noturnas, porém à noite esses procedimentos são extremamente importantes. Andar com a velocidade abaixo do permitido, não realizar ultrapassagens em locais proibidos ou perigosos e redobrar a atenção em áreas identificadas com placas de passagem de pessoas ou animais irá garantir uma viagem muito mais segura.
Mantenha a manutenção do veículo em dia
Antes de começar uma viagem é sempre importante verificar se a manutenção do veículo está em dia, para evitar imprevistos. Realizar revisões preventivas periodicamente pode evitar a maioria dos problemas nos veículos. A instalação de alguns itens também pode fazer toda a diferença, como um farol de milha, para ampliar a visão à noite, ou faróis de neblina, para locais de baixa visibilidade.
Por mais perigoso que seja dirigir à noite, com os cuidados necessários, os riscos de acidentes diminuem consideravelmente e sua viagem será muito mais tranquila, sem grandes surpresas.