Veterinários ligados ao PNCEBT devem fazer o recadastro até 31 de agosto

Médicos veterinários autônomos, que possuem vínculo ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT/MA), devem ficar atentos ao prazo para recadastramento junto ao Programa, que vai até o dia 31 de agosto.

O objetivo do recadastramento dos médicos veterinários vinculados ao Programa de Brucelose e Tuberculose é de criar um banco de dados consistente em nível nacional, que subsidiará o delineamento para tomadas de ações sanitárias com vistas ao controle da brucelose e tuberculose animal no Maranhão.

A atualização cadastral pode ser feita de modo eletrônico, bastando acessar Portal de Serviços do Governo Federal. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) recomenda que os médicos veterinários autônomos acessem o site da Agência ou do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MA) para conhecer passo a passo com relação às informações para o preenchimento no sistema.

Adriana Prazeres, fiscal estadual agropecuário da AGED e responsável técnica pelo PNCEBT no Maranhão, informa que todos os médicos veterinários privados vinculados ao Programa deverão realizar obrigatoriamente a atualização cadastral até 31 de agosto de 2020. Os profissionais que não realizarem a atualização cadastral, via sistema eletrônico, serão desligados do PNCEBT/MA automaticamente, conforme Portaria AGED/MA nº 005 de 18 de janeiro de 2016 e a Instrução Normativa (IN/MAPA) nº 10 de 10 de março de 2017.

“É muito importante o processo de recadastramento para que os médicos veterinários possam continuar a vacinar contra brucelose e realizar o diagnóstico para a brucelose e/ou tuberculose animal para o Maranhão. Além do recadastramento, o veterinário que não deseja mais fazer parte do PNCEBT/MA poderá acessar o sistema e solicitar o descredenciamento”, orientou Adriana.

Os veterinários que manifestarem a necessidade de realizar a vacinação contra brucelose e/ou o diagnóstico para brucelose e tuberculose, no território maranhense, poderão fazer o seu cadastro inicial para vinculação ao PNCEBT, a qualquer momento, de forma on-line, também pelo Portal de Serviços do Governo Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.