Vale investe em diagnóstico para identificar causas de lixo irregular no Itaqui-Bacanga

Um projeto idealizado por moradores e apoiado pela Vale irá investigar as motivações individuais e coletivas do descarte de lixo irregular nos bairros e avenidas da região Itaqui-Bacanga, em São Luís. A pesquisa, que será coordenada pela Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB), começa a ser aplicada em janeiro e deve gerar um relatório detalhado da questão. De posse das conclusões, a ideia é discutir parcerias e ações que tratem o problema de maneira estrutural.   
 
“A questão do lixo é complexa e envolve muitos atores, mas se a comunidade não agir isso irá aumentar. Basta ver como o lixo já toma conta da Avenida dos Portugueses. Queremos entender o que se passa na mente de quem descarta lixo de forma irregular e a partir disso agir de maneira assertiva e articulada”, afirmou Ivan Júnior, presidente da ACIB.
 
O diagnóstico sobre o lixo será realizado inicialmente no bairro Fumacê, mas o objetivo é expandir para outros logradouros do eixo Itaqui-Bacanga. O conteúdo da pesquisa será apresentado em um seminário em junho de 2020 a diferentes parceiros interessados na solução do problema. O convênio que permitirá o investimento foi assinado entre a Vale e a ACIB no dia 12 de dezembro.

“Não poderíamos ficar de fora dessa discussão porque o Itaqui-Bacanga é o nosso bairro e vivemos essa rotina todos os dias. E essa não é a única parceria firmada para 2020 nessa região. Apoiaremos outros 6 projetos voltados à educação, segurança e sustentabilidade, com mais de 1500 pessoas beneficiadas diretamente”, destacou Daniel Florenzano, gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale.
 
Sobre a ACIB
A Associação Comunitária Itaqui-Bacanga é uma organização não governamental de base comunitária que representa as 5 microrregiões da área Itaqui-Bacanga (Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Vila Ariri, Vila Bacanga e Vila Embratel), contemplando 70 bairros e uma população estimada em 250.000 habitantes.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.