Terminais da Ponta da Espera e do Cujupe ganham mais conectividade com torres de telefonia e internet móvel da Tim

Uma nova era de conectividade se inicia para os maranhenses, com a introdução de serviços móveis de telefonia nos Terminais de Ferryboat da Ponta da Espera, em São Luís, e do Cujupe, na cidade de Alcântara. Nesta segunda-feira (13) a operadora Tim entregou torres de redes móveis nos dois pontos, e, a partir de agora, quem fizer a travessia vai poder se comunicar com facilidade com familiares, amigos e dar continuidade às atividades profissionais durante a viagem. O governador Carlos Brandão e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participaram da solenidade.

A instalação das duas torres é resultado de uma colaboração entre o Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e da Maranhão Parcerias (Mapa), e o Governo Federal, por intermédio do Ministério das Comunicações, e a Operadora Tim.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão falou sobre a importância da instalação das duas torres. “Este é um momento histórico para o Maranhão, que avança em tecnologia e inclusão digital com a inauguração das duas torres da Tim no Cujupe e na Ponta da Espera. A iniciativa beneficia mais de 1,8 milhões de passageiros. Em breve, outras empresas também prestarão serviços de rede móvel. A população sempre cobrava internet nesses terminais, então, eu assumi o compromisso de, sendo governador do estado, garantir acesso à internet nos dois terminais e dentro das embarcações”, assinalou.

O ministro Juscelino Filho ressaltou a importância da ação. “Esta é uma entrega muito importante para todos os maranhenses e para pessoas de estados vizinhos que passam por esses terminais. Vai garantir que os passageiros estejam conectados durante as viagens e possam fazer o uso para trabalhar, estudar, fazer uma ligação familiar ou, então, até em um momento difícil poder tentar resolver o problema de um conhecido. Por isso, quero agradecer à Tim que foi muito ágil e em três meses iniciou e finalizou toda a obra de implantação dessa infraestrutura”, declarou.

O presidente da Emap, Gilberto Lins, afirmou que o início do funcionamento das duas torres é fundamental para a modernização dos terminais. “O Terminal do Cujupe, principalmente, era isolado, pois não tinha sinal de celular, principalmente. O sinal de internet as pessoas conseguiam usar um pouco com o Wi-Fi, mas sem estabilidade. Agora, a gente está com sinal de internet e de celular funcionando. A população passa a ter mais conectividade e mais conforto nas viagens”, destacou.

Para resolver a demanda de conectividade nos dois terminais, a operadora de telefonia e redes móveis TIM implementou toda a infraestrutura necessária na Ponta da Espera e no Cujupe. Com isso a conectividade vai ser aprimorada para uso pelos passageiros que utilizam as balsas para suas travessias. As demais embarcações estão sendo preparadas para receber os pontos de Wi-Fi nos próximos dias. 

O diretor de Relações Institucionais da Tim Brasil, Cléber Affanio, informou que as duas torres instaladas representam benefício não apenas para os usuários dos terminais.

“Estas duas torres, além de cobrir os terminais do Cujupe e da Ponta da Espera, proporcionarão melhor cobertura ao longo do trajeto, garantindo conectividade para as pessoas que estão embarcadas nas balsas para que elas possam usar da maneira que quiserem. Podem estudar, podem trabalhar, podem ver um vídeo, podem ligar para os familiares. Então, você vê a tecnologia de forma real mudando a vida do maranhense”, ressaltou.

No Terminal do Cujupe a operadora ativou a cobertura 4G e, em breve, também disponibilizará a rede 5G. “Essa inauguração vai facilitar muito a vida de todos os cidadãos, que antes ficavam sem informação quando estavam no meio da baía. Agora, eles embarcarão e desembarcarão ciente do que se passa em suas casas, nas suas cidades e no mundo”, comentou o prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo.

A nova conectividade beneficiará muitos usuários. Apenas no ano de 2022, mais de 1,8 milhão de pessoas, além de 300 mil veículos, cruzaram a Baía de São Marcos por meio dos dois terminais, via ferryboat.

Além da inauguração de torres de 4G e 5G no Maranhão, durante o evento, o Ministério das Comunicações fez a doação de 30 computadores que serão instalados nos terminais externos da Emap. Essa iniciativa integra o programa ‘Computadores para Inclusão’, do Governo Federal, executada pelo Ministério das Comunicações (MCom), para implementação de Políticas de Inclusão Digital.

Cassiano Pereira Junior, presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), contou que a empresa tem a missão de articulação junto à iniciativa privada na busca da ampliação por mais conectividade, parcerias e desenvolvimento. 

“Foi uma determinação do nosso governador Carlos Brandão que buscássemos todos as operadoras para debater sobre a implantação de novos pontos de telefonia, junto com a Emap. No ano passado conversamos com todas elas, e estamos muito felizes com a resposta positiva da TIM, que hoje inaugura as torres do Cujupe e na Ponta da Espera”, finalizou.