Trabalhando as Emoções é tema do Janeiro Branco com adolescentes da Funac

Para abordar a Campanha Janeiro Branco, tema tão importante na Socioeducação, os adolescentes do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais participaram de uma roda de conversa com o tema ‘Trabalhando as Emoções’, conduzida pela psicóloga Dannyara Aguiar. Com dinâmicas e exibição de vídeos, foi discutida a importância de trabalhar os sentimentos para manter uma boa saúde mental.

“Nesse primeiro momento sobre o Janeiro Branco iniciamos com a dinâmica ‘Como estou me sentindo hoje?’, posteriormente eles assistiram aos vídeos: ‘O que são emoções’ e ‘O que é saúde mental?’. Para mostrar a importância dos cuidados com a saúde mental foi realizada a dinâmica do ovo e enfatizado que quando não cuidamos da nossa saúde mental afundamos (adoecemos) e quando cuidamos, ficamos no controle, temos energia e equilíbrio. Finalizamos com a dinâmica ‘Que me faz bem?’, onde cada adolescente expôs no balão suas respostas”, comenta Dannyara Aguiar.

Um dos socioeducandos destacou o aprendizado sobre o controle das emoções. “Na atividade de hoje aprendi que existem sete emoções básicas, algumas delas são tristeza, alegria, nojo e medo. Se não cuidarmos da nossa saúde mental, podemos adoecer e afetar o nosso sono, fome e também nossa higiene pessoal”, declara um adolescente.

“Aprendi que fazer exercícios básicos para alimentar a mente, como ler um livro, praticar esportes, fazer atividades terapêuticas como confecção de artesanatos são importantes para manter uma boa saúde mental, caso contrário podemos adoecer tanto o corpo, quanto a mente”, comenta outro socioeducando.