Escola de Governo qualifica serviços públicos prestados aos cidadãos

Com o objetivo de formar e aperfeiçoar os servidores públicos estaduais, a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) ofertou, em 2020, 116 cursos de capacitação. Formação e desenvolvimento técnico-gerencial; desenvolvimento pessoal e institucional; programas e projetos especiais e desenvolvimento técnico foram alguns dos temas abordados nos cursos.

Para o diretor da Escola de Governo do Maranhão, prof. Odair Neves, aprimorar os serviços públicos prestados à população é um dos principais objetivos dos cursos oferecidos pela Escola. 

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos pela EGMA em 2020. Ampliamos a oferta de cursos por videoconferência, para uma média de 12 cursos mensais, além dos cursos gravados, disponibilizados através da Plataforma da EGMA Virtual. Foi um ano de grandes desafios, mas firmamos diversas parcerias que nos permitiram levar as formações da Escola para um número ainda maior de servidores. Nosso objetivo em 2021 é seguir avançando na oferta de formações, além de levar as ações da EGMA para os servidores que residem no interior do Estado”, afirmou o diretor. 

Os cursos mais procurados em 2020 foram: Gestão e fiscalização de contratos administrativos; Excel básico, intermediário e avançado; Pregão eletrônico; Gestão por competência no serviço público; Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais; Formação de Pregoeiro; Elaboração e estruturação de artigos científicos, dentre outros.

“Qualificação, capacitação são fundamentais para o alcance dos resultados previstos no planejamento do governo. A partir dessa premissa, a Escola de Governo do Maranhão vem executando um trabalho alinhado com essa diretriz e realizando diversos cursos destinados ao servidor público, mesmo no período mais crítico da pandemia do coronavírus em nosso estado”, assegurou Flávia Alexandrina, secretária de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep). 

Ao todo, foram implementados 22 novos cursos pela Escola de Governo que executa projetos e atividades a partir do Programa de Formação Pessoal, Inovação e Modernização em Gestão do Conhecimento, que tem como objetivo elevar o nível de inovação, produção e gestão de conhecimento dos agentes públicos que integram a administração do Governo do Estado.