Sessão solene celebra o Dia do Profissional de Educação Física no Maranhão

A Assembleia Legislativa do Maranhão celebrou em sessão solene, nesta sexta-feira (22), o Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro. A solenidade,  proposta e conduzida pelo deputado Fernando Braide (PSD), contou com a presença de profissionais de educação física e autoridades. 

Na ocasião, o deputado Fernando Braide destacou que a homenagem foi também uma comemoração aos 25 anos de regulamentação da atividade profissional. 

“Fico muito feliz e honrado por essa sessão tão importante, pois sabemos como esses profissionais são fundamentais para a saúde da sociedade. A gente sabe como o esporte contribui e muda a vida das pessoas, a autoestima, a saúde e o preparo físico. E os educadores físicos têm um papel importante nessa missão”, assinalou o parlamentar. 

O professor Sandow Feques, presidente do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão, disse que a luta pela regulamentação da profissão remonta à década de 1940 e que a educação física é importante não só para a saúde, mas para a cidadania.

“Hoje, nós carregamos essa missão iniciada nos anos 40. No dia 1º de setembro, celebramos em todo o país 25 anos dessa conquista. Além de sermos da área da saúde, temos a essencialidade dessa atividade. A educação física não é só prática esportiva e lazer, mas cidadania, um direito que todos têm”, afirmou. 

Valorização 

Romário Barros, secretário de Desporto e Lazer de São Luís, destacou que a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa, que é a Casa de ressonância do povo, é muito importante para discutir políticas públicas e o fortalecimento daqueles que estão na frente fomentando o esporte com qualidade.

“Eu defendo muito essa perspectiva de atuação e isso não pode ser visto sem o empoderamento e o fortalecimento das políticas profissionais. Devemos ressaltar a importância do esporte e do diálogo, que deve ser permanente com outras áreas, para uma política transversal e longitudinal dentro do setor público”, disse.  

O professor Sérgio Souza, chefe do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), parabenizou o Parlamento Estadual pela iniciativa. 

“É importante ressaltar a relevância da nossa área e de um conselho que trabalha em prol dos profissionais de educação física. O Maranhão está de parabéns. Nós estamos de parabéns. É uma área que é responsável pela qualidade de vida, pelo lazer e sociabilização. Neste momento pós-pandemia, é ainda mais importante a presença desses profissionais”, completou.