Saliva: um dos principais agentes transmissores de covid-19

A principal forma de transmissão do novo coronavírus é a chamada direta de pessoa para pessoa  pela respiração. O contato próximo permite que gotículas respiratórias de uma pessoa doente, liberadas pela tosse, espirro ou fala, alcancem uma outra pessoa por meio do ar, caindo no chão ou em alguma superfície.

Essas gotículas carregam o coronavírus e infectam as pessoas a partir do contato com as mucosas, ou seja, boca, nariz e, possivelmente, pelos olhos. É importante lembrar que a transmissão também pode ocorrer ao encostar a mão contaminada com essas gotículas nas mucosas.

Entendendo os riscos que a saliva representa, a dentista do Grupo Hapvida Saúde, Rafaela Magda, avalia o elevado potencial de transmissão de covid-19 pela saliva e no compartilhamento de objetos.

“Nós já sabemos que a transmissão do civd se dá através de partículas presente no ar, através do contato das mãos contaminadas na cavidade bucal e nasal e nos olhos. Mas eu vim alertar você com relação ao compartilhamento de objetos pessoais, como escova de dentes, garfo, faca, copo, com o contato físico com a saliva, é importante que tenhamos a consciência de que gestos simples, sem maldade, como um beijo, uma troca de carinhos, uma aperto de mão, ou um abraço podem ser meios de transmissão de covid, e em época de pandemia, se faz importante que nós tenhamos esses cuidados. É importante que cada um faça sua parte, fique em casa, use máscara, higienize as mãos e evite a propagação desse vírus, nesse momento tão difícil em que estamos vivendo”, alerta a dentista.

Todos somos alvos fáceis para o coronavírus. Por isso, a melhor forma de prevenir é se proteger.

– Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, antes e depois de qualquer contato físico;

– Use álcool gel em lugares que você não pode lavar as mãos;

– Pratique uma boa higiene bucal;

– Evite aglomerações;

– Use máscara;

– Não saia de casa à toa!

Os principais sintomas do coronavírus são:

– Febre alta;

– Tosse constante;

– Dificuldade para respirar;

– Perda de olfato ou paladar.

Caso apresente esses sintomas, procure uma unidade hospitalar o quanto antes!