.

Saiba como aumentar o tráfego do seu site e gerar mais vendas

O número de e-commerces, lojas virtuais e pessoas que resolveram empreender na internet tem aumentado consideravelmente. Com isso, a concorrência também está ficando cada vez mais acirrada. E se a ideia de que na internet você consegue atingir um público bem maior é verdadeira, a questão de que você precisa também proporcionar que o seu público chegue até o seu site também é verdadeira. 

Muita gente, ao iniciar os negócios no Marketing Digital, não percebe que o empreendimento vai muito além de criar um site. É necessário manter o site atualizado, criar conteúdo para as redes sociais, trabalhar o branding, funil de vendas, posicionamento orgânico, tráfego pago, anúncios, e-mail marketing e tantas outras coisas, que tudo acaba sendo até mesmo um pouco assustador. 

Se você iniciou no mundo do Marketing digital achando que a jornada seria fácil e que bastaria criar um site para chover vendas por intermédio dele, e acabou se decepcionando, não se preocupe, existe uma solução. Talvez a solução não seja tão simples e nem tão fácil, mas certamente ela é possível. 

Como aumentar o tráfego do site 

O primeiro passo para começar a trabalhar o tráfego do seu site e conseguir ter mais vendas, é aceitar que você precisa de ajuda. Muita gente acha que vai ser capaz de ter um negócio de um homem só, mas isso raramente é possível. Se você está se sentindo perdido, o melhor caminho a seguir é contratar uma boa agência de Marketing Digital que vai lhe mostrar o caminho e executar muitas ações que você não tem conhecimento para executá-las. 

Mas, se você quiser algumas dicas para fazer tudo sozinho, vamos lhe mostrar um caminho! 

Existem basicamente 2 tipos de tráfego: o tráfego pago e o tráfego orgânico. Vamos conversar um pouco sobre os dois e ajudar você a enxergar qual dos dois é o melhor, de acordo com o momento em que o seu empreendimento está. 

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é aquele que você não precisa pagar por anúncios para que as pessoas cheguem até você. Ele é mais conhecido como o tráfego vindo do Google quando as pessoas realizam uma busca, encontram você nos resultados e acabam clicando no seu site. 

Apesar de parecer bem simples, conseguir um bom posicionamento nas buscas do seu interesse pode não ser uma tarefa fácil. 

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que são as responsáveis por ajudar você a colocar o seu site no topo das buscas são efetivas, mas normalmente funcionam mais para o médio e longo prazo, sendo necessário alguns meses de execução para começarem a trazer os primeiros resultados. 

Apesar de ter algumas dicas básicas que você mesmo pode seguir, quando o assunto é SEO, o melhor caminho é contratar uma agência especializada para executar a tarefa. Isso porque, algumas técnicas – conhecidas como técnicas black hat – podem lhe trazer resultado em um espaço de tempo menor, no entanto, podem acabar gerando alguma punição pelo Google, que resulta em você não ser mais encontrado em nenhum resultado de busca. 

Para evitar problemas e acabar executando alguma técnica de forma errada, a melhor coisa a ser feita é trabalhar apenas o SEO onpage e deixar o resto para quem sabe e conhece sobre o assunto. 

Além disso, a maioria dos programas que precisam ser utilizados para encontrar a palavra-chave certa, analisar os concorrentes e montar as estratégias de SEO podem ter um custo um pouco alto e acabam não compensando o investimento para alguém leigo no assunto. 

Além do tráfego orgânico vindo do Google, também temos o tráfego orgânico vindo das redes sociais, quando você tem uma presença forte nas redes sociais e acaba indicando algum produto seu em algum post e as pessoas clicam e chegam até o seu site. 

Normalmente, o tráfego orgânico tanto do Google quanto das redes sociais é um tráfego que tem um maior ROI e, por isso, acaba compensando no longo prazo. Porém, o investimento é alto e pode levar até 1 ano para que você comece a ver os primeiros resultados. 

Tráfego pago

Outra forma de levar pessoas até o seu site é por meio do tráfego pago. Você pode criar anúncios nas mais diversas plataformas. As plataformas mais comuns são o Facebook, o Instagram Ads e o Google Adwords, no entanto, o Tik Tok também vem ganhando bastante espaço, e para alguns negócios específicos até mesmo o Pinterest Ads pode trazer bons resultados. 

Além disso, também temos os chamados tráfegos nativos, que possuem algumas plataformas específicas de anúncios como por exemplo o Taboola Ads. 

O mecanismo de todos eles é praticamente o mesmo: você seleciona as palavras-chave que deseja anunciar (no caso do Google Adwords), ou seleciona o seu público-alvo, qual aplicativo você quer usar, por quantos dias vai anunciar e também o valor que deseja investir. 

A partir disso, as próprias plataformas vão se encarregar de mostrar as suas publicações para o público selecionado, e com isso você receberá o tráfego que tanto precisa para aumentar as suas vendas.