Retrospectiva – Novo Viva da Cidade Operária se consolida como um dos maiores complexos de lazer de São Luís

Com investimentos de mais de R$ 3 milhões, a obra de revitalização do Viva da Cidade Operária, entregue à população de São Luís pelo Governo do Maranhão em julho de 2020, se consolidou como o maior complexo de lazer da região e um dos mais frequentados da cidade. A obra foi entregue pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) no período de restrição sanitária em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), assim, os moradores e o Governo do Maranhão, por meio do Comitê Gestor do Viva, fizeram uma campanha para que o espaço fosse utilizado somente após o momento de restrição.

A estudante Samara Cristina contou que a comunidade fez uma campanha nas redes sociais para estimular os moradores a aguardarem o período de restrição. “O Viva foi completamente revitalizado pela Secid e ficou maravilhoso, mas nós resolvemos usar o espaço somente depois do período mais crítico para preservar a saúde da nossa família e dos amigos”, conta. Com a flexibilização das regras de isolamento, o local se tornou um dos espaços públicos mais frequentados de São Luís, influenciando na melhoria da qualidade de vida e autoestima da população de toda a macrorregião da Cidade Operária.

Com concha acústica, playground, pista de caminhada ampliada, bicicletário, estação para exercícios físicos, área de vivência, mesa para jogos, áreas verdes, pista de skate e espaço para piquenique, dentre outras melhorias, o equipamento atrai centenas de pessoas todos os dias, garantindo diversão, lazer, oferta de trabalho para comerciantes e mais convivência comunitária.

Para o titular da Secid, Raimundo Reis, o ano de 2020 foi muito desafiador, mas atestou a capacidade de trabalho do Governo, mesmo em períodos de ampla restrição de circulação das pessoas.

“Durante a pandemia tivemos o duplo desafio de garantir a conclusão das obras e gerenciar a ansiedade da população para usar os espaços entregues. A obra do novo Viva da Cidade Operária foi uma experiência gratificante uma vez que conseguimos concluí-la respeitando as restrições sanitárias e a própria população se conscientizou para a utilização do espaço somente após o período mais crítico [da pandemia]. Foi muito gratificante”, afirma o secretário Raimundo Reis.

Roberto Júnior mora na Cidade Operária e é atleta de ciclismo na modalidade BMX Freestlyle Park há 13 anos. Ele e outros jovens do bairro que praticam skate, bike e patins, aproveitam a nova pista do Viva Cidade Operária. “Começamos a fazer testes nela. Com a entrega aqui da pista vai melhorar bastante o movimento da rapaziada, tanto da bike, quanto do skate e dos patins”, explica o atleta.

Mais espaços públicos em 2021

O Governo do Maranhão investe em recuperação de espaços públicos para garantir mais convivência comunitária em todas as regiões da cidade. Em 2020, a Secid entregou a Praça do Cohatrac, o novo Viva de Cidade Operária, a praça da Cobal, dentre outros espaços. A Secretaria deve entregar no início do ano de 2021: as praças da Vila Sarney, Habitar Nice Lobão, Residencial Ribeira, Vila Industrial, Vila Nova República, Coroadinho, Recanto dos Signos e Anjo da Guarda.