Giro de Noticias

Representantes da APAE São Luís e do CAEE Eney Santana participam de ato solene na Câmara de São Luís

APAE de São Luís promoveu a Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência 2023, que teve como o tema central “Acessibilidade Digital também é Inclusão”.  

E dentre as diversas atividades da ampla programação da Semana, destaque para o Ato de Conscientização que aconteceu na Plenária da Câmara Municipal de São Luís. Cerca de 40 alunos do CAEE Eney Santana, escola assistida pela APAE de São Luís, ocuparam a plenária para fazerem um ato de sensibilização sobre “A Importância das Políticas Públicas & Implantação de Recursos Tecnológicos nas Escolas para a Inclusão Social das Pessoas com Deficiência”.

Os alunos estavam acompanhados da Coord. do Centro de Atendimento Educacional Especializado / CAEE Eney Santana Elizeth Sarges; pelo assessor de comunicação da APAE Gabriel Bartowski, e pelos deficientes Werbeth Christian e Joseana Cajueiro, que atuam como Autodefensores (representantes) da APAE de São Luís. Eles ocuparam a mesa diretora e discursaram sobre o tema, reivindicando mais políticas públicas para viabilizar a inclusão digital entre o público PCD.

O Pres. da Câmara Municipal de São Luís, Ver. Paulo Victor destacou a importância de receber esses alunos e de dar mais visibilidade a essa luta da inclusão digital, que segundo ele, deve ser uma causa coletiva:

“Ficamos lisonjeados com essa visita, e podermos participar de uma sessão alusiva à Inclusão. Na ordem do dia, nos chamamos os alunos para comporem a mesa nas funções da 1ª e 2ª secretarias. A inclusão precisa ser uma realidade do dia a dia na cidade; e a Câmara Municipal não poderia ficar só na teoria dessa defesa. Por isso na prática, abrimos as portas para esse grupo hoje, para que eles conhecessem melhor a rotina e a prática legislativa municipal, e da nossa parte, foi importante ouvir suas reivindicações para que possamos atuar de forma mais efetiva na defesa desse público” declarou o Ver. Paulo Victor.

Para a aluna do CAEE Eney Santana Debora Raquel Araújo, de 11 anos, a experiência foi inesquecível:

“Ter vindo à Câmara hoje foi ótimo, eu não conhecia como funcionava e amei entender melhor como os vereadores trabalham aqui. A gente foi muito bem recebido e me senti feliz” disse a aluna.

Apesar de ser um direito garantido por lei no Brasil, muitos sites ainda não estão em conformidade com os padrões de acessibilidade digital. De acordo com um estudo realizado em parceria com o Movimento Web para Todos, menos de 1% dos sites brasileiros foram considerados acessíveis, com a grande maioria apresentando falhas de acessibilidade. Esses números alarmantes destacam a necessidade urgente de promover mudanças e melhorar a acessibilidade digital em nosso país.

“Trazer essa pauta da luta pela inclusão das pessoas com deficiência para dentro da Câmara Municipal foi um marco. É aqui que são feitas as leis e com essa aproximação, os vereadores poderão ajudar de forma mais concreta na construção de novas leis e políticas públicas mais inclusivas” declarou o Ass. de Comunicação da APAE de São Luís Gabriel Bartowski.