Esporte

Regras curiosas que já foram sugeridas no futebol

Saiba mais sobre algumas regras de futebol que já entraram em pauta em reuniões oficiais e que ainda esperam para serem usadas

O futebol passou por muitas mudanças até chegar ao modelo conhecido atualmente. Ao longo dos anos, o esporte foi evoluindo e se tornou o que é hoje, a paixão de muitas pessoas. Composto por muitas regras que também foram sendo alteradas no decorrer do tempo, engana-se quem pensa que futebol é apenas um jogo. 

Algumas dessas regras permanecem até hoje, mas outras foram modificadas para se adequar à época em que o futebol estava sendo jogado — isso envolve as regras que existem dentro e fora do campo. Além disso, podemos dizer que a maneira como se joga futebol também mudou com o passar dos anos, até mesmo a bola de futebol não é a mesma, tudo se tornando cada vez mais tecnológico e moderno, assim como é hoje em dia. 

No entanto, algumas regras em torno do futebol já foram sugeridas e consideradas um pouco curiosas para serem usadas no esporte. Isso porque muitas delas são inspiradas em outros esportes, como o basquete e o futsal. Confira abaixo algumas dessas regras que ainda são discutidas e saiba porque elas ainda não foram colocadas em prática em todos os campeonatos ao redor do mundo.

Cronômetro parado quando a bola não está em campo

Podemos dizer que essa é a pauta mais impactante quando o assunto são as regras que integram o futebol: a ideia de que o cronômetro do jogo deveria ser pausado quando a bola não estiver dentro de campo. Muitos alegam que essa regra tem como intuito acabar com a famosa “cera” que alguns jogadores fazem ao longo da partida. Essa decisão também se deve ao fato de que, com o tempo, nas competições oficiais, isso era tão recorrente que eram necessários muitos minutos de acréscimos, podendo chegar até a 15 minutos a mais no jogo.

No entanto, a decisão ainda não foi colocada em prática, uma vez que o futebol não tem o mesmo esquema de jogo que o basquete, de onde a regra foi retirada. É preciso pensar que com isso o jogo duraria ainda mais. Assim, uma partida que começa às 21h30 da noite terminaria depois da 00h00, o que não é viável para muitos torcedores. 

Campo menor para o futebol feminino

Além de ser uma pauta um tanto quanto curiosa, é também apenas um traço do machismo que o futebol feminino vivencia todos os dias. A ideia dessa regra surgiu com a explicação de que assim as jogadoras conseguiriam alcançar todos os pontos do campo, mas podemos dizer que essa não é uma pauta que deveria estar em discussão, já que as jogadoras também conseguem correr tanto quanto os jogadores da prática masculina. Essa é uma ideia antiga e reforça o quanto o futebol feminino ainda é visto como algo inferior ao futebol masculino. A regra não foi aplicada aos jogos.

Cartão azul como forma de punição

Todo mundo conhece o cartão amarelo e o cartão vermelho, mas recentemente entrou em pauta o uso do cartão azul. Muito conhecido no handebol, a ideia veio como uma forma de punir o jogador, mas, diferentemente do cartão vermelho, ele tem um tempo. Com o cartão azul o juiz consegue expulsar o jogador da partida por determinado tempo, que é decidido de acordo com a gravidade da ação. Apesar de não ser muito comum, ele já foi usado em algumas partidas de competições europeias, mas ainda não é algo completamente definitivo e deve passar por outros testes antes de ser aplicado ao redor do mundo.