PRF flagra condutores inabilitados em rodovias maranhenses

Durante patrulhamento ostensivo nas BR’s 222 e 316, nos municípios de Santa Inês e Codó, na última quarta-feira (2), equipes da PRF, em abordagens distintas, registraram três casos de condutores inabilitados trafegando pelas rodovias. Oito casos parecidos já haviam sido registrados pela PRF durante o feriado de carnaval.

Santa Inês – Uma equipe PRF abordou um carro e durante a abordagem os policiais solicitaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da condutora. Contudo, em consultas ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH), não foi encontrado o registro da mulher, constatando-se, assim, a falsidade do documento apresentado.

Ao ser questionada sobre o fato, ela não soube informar a auto escola em que realizou o curso de formação de condutores, tampouco as etapas do referido curso. Contudo, afirmou que havia pago R$ 1.500,00 pelo documento. A condutora foi presa pelo crime de uso de documento falso e foi encaminhada para a Polícia Civil de Santa Inês.

Codó – Dois casos foram registrados em um intervalo de 15 minutos. Em abordagem a uma motocicleta que trafegava com quatro ocupantes, caracterizando excesso de lotação, sendo dois deles crianças e todos os ocupantes sem capacete, foi constatado que o condutor não possuía CNH, caracterizando o crime de dirigir veículo automotor sem a devida permissão, gerando perigo de dano aos passageiros transportados.

Mais tarde, outra motocicleta foi abordada trafegando com passageira sem capacete de segurança. Durante as consultas de praxe os policiais verificaram, ainda, que o condutor não possuía CNH. Por toda a conjuntura, restou caracterizado o crime de dirigir veículo automotor sem a devida permissão, gerando perigo de dano a passageira.

Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, o motorista assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e foi liberado em seguida, comprometendo-se a comparecer em juízo quando convocado.