Giro de Noticias

Pesquisa revela que pandemia ainda afeta compras de Natal

A crise econômica e a pandemia ainda afetam o Natal dos brasileiros. Em enquete realizada pela TIM com 172,9 mil pessoas, praticamente oito em cada dez entrevistados disseram que os efeitos produzidos pela covid-19 e pela queda de renda da população ainda serão sentidos nos presentes que pretendem comprar. Desse grupo, 44% se justificaram com a redução de sua renda. Outros 20% contaram que os produtos estão mais caros e 14% afirmaram que comprarão lembranças mais baratas.

E ainda há 15% que revelaram que não comprarão nada. No fim das contas, apenas 10% disseram que a pandemia não afetou seus planos de ir às compras. De maneira geral, os valores dos presentes serão de até R$ 300 para 55% dos entrevistados pela plataforma TIM Ads.

Quanto às compras, 68% presentearão até cinco pessoas, devendo se restringir ao seu núcleo mais próximo — mais precisamente pais e filhos. Já em relação aos festejos, as opiniões ainda são divididas em relação às precauções contra a pandemia, com 47% afirmando que se reunirão com parentes e amigos e 43% pretendendo comemorar o Natal apenas com quem mora na mesma casa.

Para Leonardo Siqueira, diretor de Projetos de Transformação da TIM Brasil, o levantamento revela que o brasileiro ainda se recupera das consequências econômicas da pandemia e de olho nos cuidados para não se contaminar pelo vírus da covid-19: “A pesquisa é bem clara em relação ao impacto sofrido pela população, com 78% afirmando claramente que a pandemia afetou a sua capacidade de compras, e demonstra também o seu desejo de presentear alguém na Noite de Natal e festejar a data com os cuidados que ainda são necessários para superarmos de vez a covid-19”.