“Paladar infantil” em adultos pode ser um transtorno e precisa de atenção 

Todo mundo conhece alguém que só come doces, salgados, comidas de fast-food e que tem repulsa por frutas, legumes e verduras. Esse tipo de comportamento é popularmente conhecido como “paladar infantil”, mas em alguns casos pode ser o Transtorno Alimentar Repetitivo/Evitativo (TARE), um distúrbio que impede as pessoas de experimentar novos alimentos e as leva a repetir sempre as mesmas comidas, texturas, sabores ou mesmo cores dos alimentos. 

A nutricionista, Rayana Silva de Almeida, professora do curso de Nutrição da faculdade Pitágoras Bacabal, explica que essa seletividade acarreta vários problemas de saúde, já que o indivíduo deixa de consumir importantes nutrientes. “Esse comportamento pode levar a um aporte nutricional e energético insuficiente, trazendo prejuízos físicos e emocionais. Pode haver perda de peso ou insucesso em obter ganho de peso. Essas deficiências nutricionais podem acarretar dependência de suplementação via oral, interferência no funcionamento psicossocial e desenvolver ansiedade”, detalha. 

A nutricionista ainda destaca que em alguns casos esse transtorno precisa ser tratado com apoio de psicólogos e outros especialistas.  É importante estar atento a alguns pontos, como observar se existe perda significativa de peso ou dificuldade para se obter ganho de peso, ou se existe uma repulsa por muitos tipos de alimentos. “O tratamento deve ser com a equipe multiprofissional, envolvendo nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médico e um suporte efetivo e comprometido da família e do paciente”, orienta a especialista. 

A professora preparou algumas dicas para você se livrar aos poucos do paladar infantil: 

  1. Misture novos ingredientes, ricos em nutrientes, com aqueles que você já aprecia;
  2. Insista nesses alimentos. No início pode ser complicado se adaptar;
  3. Crie metas. Um exemplo é tentar experimentar uma nova fruta a cada semana ou inserir um novo legume em uma das refeições;
  4. Procure estudar os benefícios de cada alimento. Conhecer como podem fazer bem à saúde irá motivar o consumo;
  5. Escolha sabores mais populares e que são mais fáceis de serem assimilados. É mais comum as pessoas preferirem o sabor da laranja ao do mamão. A laranja é uma fruta rica em vitamina C que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e, quanto mais for consumida, melhor;
  6. Varie o preparo. Se você não gosta de abóbora em pedaços, uma dica é tentar alguns pratos com o alimento como um purê.