Ouvidoria do TJMA comemora dez anos de serviços prestados à população

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, participou, nesta segunda-feira (9), da solenidade em comemoração aos dez anos de instalação da Ouvidoria do Poder Judiciário estadual.

Na abertura do evento, o desembargador Lourival Serejo ressaltou a importância do órgão, que busca ouvir os anseios dos cidadãos e aproximar cada vez mais a Justiça da população. 

“Dez anos de Ouvidoria significam dez anos de assistência efetiva à população, principalmente, a menos favorecida.  O Tribunal de Justiça está ouvindo os clamores do povo com toda a atenção e cuidado. O desembargador Kleber Carvalho tem desempenhado muito bem a sua função a frente da Ouvidoria, juntamente com a sua equipe, que tem atendido e respondido a todas as manifestações recebidas. É motivo de imensa satisfação comemorarmos uma década desse relevante órgão”, pontuou.

O ouvidor-geral do Poder Judiciário, Kleber Costa Carvalho, falou sobre a relevância do momento para a Justiça maranhense e a sociedade. 

“Hoje é um dia bastante especial para todos nós. Estamos completando uma década de existência. Estamos muito felizes com essa importante data e, sobretudo, por termos conseguido atender 100% das demandas, mesmo em meio a essa pandemia. Por esse motivo, fizemos essa singela homenagem, com a inauguração dos totens de atendimento idealizados durante a gestão do desembargador José Luiz Almeida, como ouvidor, além da pesquisa de satisfação dos usuários”, frisou.

O desembargador Kleber Carvalho agradeceu a presença e o apoio irrestrito do presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, do ouvidor substituto, desembargador Vicente de Paula Gomes, do presidente da Associação dos Magistrados, Ângelo Santos, da diretora do Fórum de São Luís, Andréa Lago, e de todos os servidores da Ouvidoria e Telejudiciário. 

A diretora do Fórum de São Luís, Andréa Perlmutter Lago, elogiou o trabalho realizado pela equipe da Ouvidoria ao longo desses anos. Segundo ela, a Justiça e a sociedade ganharão muito com a inauguração dos totens de atendimento.

“É uma satisfação muito grande podermos colaborar com a Ouvidoria, enquanto diretora do Fórum.  A equipe do órgão tem trabalhado, incansavelmente, para atender toda a população. E com a inauguração dos totens, com estrutura tecnológica de última geração, os serviços prestados pela Justiça serão aperfeiçoados”, disse.

No encerramento do evento, a coordenadora da Ouvidoria, Lilian Barros, demonstrou a todos o funcionamento do toten de atendimento, que permite a realização de consultas processuais, além da pesquisa de satisfação dos usuários acerca dos serviços prestados pela Justiça. De acordo com Lilian Barros, as equipes do Telejudiciário e da Ouvidoria já realizaram mais de 202 mil atendimentos, desde o ano de 2010. 

Na oportunidade, o chefe da Divisão do Telejudiciário e diácono, Fábio Chaves Martins, abençoou a todos os presentes, a sede da Ouvidoria – que passou por recentes serviços de reforma –  e o momento de comemoração em homenagem aos dez anos do órgão.

Também participaram da solenidade a secretária da Ouvidoria, Neusa Lago, o assessor do desembargador Vicente de Paula, Laércio Caldas, e servidores da Justiça.

OUVIDORIA

A Ouvidoria do Poder Judiciário maranhense foi criada em maio de 2010 por meio da Resolução nº 20/2010. Foi instalada em 8 de novembro de 2010, durante a gestão do desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, enquanto presidente do TJMA. 

O órgão foi criado com o objetivo de ser um canal de comunicação direta entre os cidadãos e a Justiça, com vistas a orientar, transmitir informações e colaborar com o aprimoramento das atividades desenvolvidas pelo Poder Judiciário, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelas demais ouvidorias judiciais.

CONTATOS 

Para entrar em contato com a Ouvidoria do TJMA, os usuários podem ligar para: (98) 3194-5555/ 0800.7071581 (Call-Center/Telejudiciário); (98) 98880-5251; acessar o formulário eletrônico no site do Tribunal de Justiça; encaminhar e-mail para ouvidoria@tjma.jus.br; enviar mensagens via aplicativo Whatsapp para (98) 3194-5838/ 3194-5849/ 3194-5851/ 3194-5854 (Whatsapp Business); ou baixar o aplicativo móvel “Ouvidoria TJMA” nas lojas virtuais de aplicativos.