Maranhão consegue 100% de adesão no novo ciclo da busca ativa escolar, do Unicef

O esforço do Governo do Maranhão para não deixar nenhum aluno da rede pública para trás na pandemia tem colhido frutos. O estado conseguiu 100% de adesão dos municípios no novo ciclo da Busca Ativa Escolar, plataforma gratuita desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para combater a evasão e exclusão escolar.

Após a adesão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) segue com ações formativas das equipes municipais e estaduais de forma remota, por meio de webinários, para condução da busca ativa escolar. O monitoramento da frequência e a participação dos estudantes nas atividades propostas é uma forma de garantir a permanência na escola. O regime de colaboração é importante para a garantia dos direitos de estudantes vulneráveis, principalmente diante da crise do coronavírus.

Além da Seduc e Unicef, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão (UNDIME-MA) também colabora com a busca ativa na garantia de que a capacitação das equipes escolares seja executada na ponta.

A chefe do Escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, destacou a adesão de todos os municípios maranhenses na busca ativa escolar. “Isso mostra como todos os gestores municipais de educação do Maranhão, recém-eleitos e empossados, sabem que é preciso fazer a busca ativa das crianças mais vulneráveis. Essa tomada de consciência denota um compromisso coletivo superimportante do Estado inteiro, um reconhecimento dos impactos da pandemia e do agravamento da situação de vulnerabilidade sobre crianças e famílias mais excluídas”, expressou.

Ofélia Silva também destacou a integração da atuação das equipes da Seduc e das secretarias municipais, que trabalham juntas no desafio de proteger as crianças e os adolescentes, especialmente os mais afetados pelos impactos da pandemia. 

“Essa articulação é fundamental. A proteção de direitos é responsabilidade de todos, é um compromisso de responder a essa proteção de forma integrada e um compromisso com a qualidade e efetividade desse impacto, que a gente sabe que o Maranhão tem. Essa adesão é um sinal superpositivo da nossa parceria com o Estado do Maranhão, e todos os seus atores, de que nós vamos trabalhando em conjunto para que mais crianças maranhenses sejam inseridas na escola, tenham seus direitos protegidos e que os processos de exclusão de direitos diminuam progressivamente cada vez mais”, complementou Ofélia.  

Para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, conseguir 100% de adesão representa o quanto o trabalho de regime de colaboração proposto pelo Governo do Maranhão tem sido importante para o estado.

“Estamos muito orgulhosos pelo Maranhão, mais uma vez, ser destaque na prática da Busca Ativa Escolar. Isso enche de alegria toda equipe da Seduc que trabalha pelo regime de colaboração e centenas de educadores espalhados em todo o Maranhão, que participam das inúmeras ações formativas que executamos com frequência e multiplicam esse trabalho lá na ponta, resgatando nossas crianças e adolescentes, para que não percam o vínculo com a escola. Vivemos tempos sombrios e saber que temos muitas pessoas empenhadas e envolvidas para que esse trabalho continue dando certo e nossos meninos e meninas permaneçam ligados à escola é gratificante”, declarou Felipe. 

No dia 8 de março, o Conselho Estadual de Educação (CEE-MA) emitiu a resolução nº 060/2021 sobre a matrícula de fluxo contínuo para a rede estadual, visando à garantia do acesso dos estudantes à escola. O documento surgiu após consulta da Seduc ao CEE, tendo em vista a adesão e o fortalecimento da Busca Ativa Escolar.