Giro de Noticias

Maranhão assina carta-compromisso histórica no combate às fake News

No Rio de Janeiro, durante evento histórico de combate às fake news, ocorrido no Cristo Redentor, o secretário de Estado da Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo, acompanhado de mais 22 secretários estaduais de Comunicação, assinaram uma carta-compromisso para o enfrentamento às notícias falsas, que será entregue aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A partir da assinatura do documento, que marcou o encerramento do 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, foi formalizada a criação da Comissão Permanente de Combate às Fake News, que defende a implementação de políticas públicas visando a correta divulgação dos fatos e o investimento em campanhas e ações para alertar a população sobre a necessidade de se buscar informações em fontes confiáveis.

O secretário de Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo, que integrará a Comissão de Comunicação Social do conselho, destacou a importância dos debates promovidos pelo colegiado sobre questões enfrentadas pela comunicação pública em todos os estados, entre elas o combate às fake news. “Saímos fortalecidos desse encontro no Rio. A continuidade dessa cooperação nos possibilitará um trabalho mais eficaz”, concluiu o comunicador.

Na ocasião, o secretário de Comunicação do Governo do Rio de Janeiro, Igor Marques, enfatizou que por as fake news serem um problema mundial que precisa de enfrentamento, a comunicação pública tem a função fundamental de se fazer valer a democracia da informação. “Para que a notícia apurada prevaleça sobre as falsas, é preciso haver um esforço conjunto entre nós, todos os secretários, o que consolidamos durante esses dois dias de fórum”, ressaltou o titular da Secom do Rio de Janeiro.

Lais Vita, secretária de Comunicação do Governo de São Paulo, que fez a leitura da carta-compromisso, avaliou: “A assinatura da carta sela um encontro que foi muito produtivo e trata de um tema de grande importância. Desde o primeiro encontro, na Bahia, tratamos o assunto como prioridade, e é nosso compromisso endereçar soluções para esse mal que assola a sociedade”, pontuou a secretária.

Carta-compromisso
A carta reforça a comunicação pública como uma base sólida na prevenção e combate às fake news por meio de seus canais institucionais, e traz destaques a outros pontos como o respeito à liberdade de expressão, o compromisso com a verdade dos órgãos oficiais e o direito da população de ter acesso à informação correta e de utilidade pública. Na oportunidade, os secretários também ressaltaram a importância de trabalhar em colaboração com empresas jornalísticas de grande alcance e outros membros da sociedade. 

Comissões de Comunicação
Durante a deliberação dos secretários, foram implantadas outras três comissões, além da Comissão de Combate às Fake News: Jurídica, de Comunicação Social, e de Inovação e Boas Práticas. O próximo encontro do Conselho das Secretarias Estaduais de Comunicação está previsto para novembro, no Paraná. A iniciativa promete fortalecer a luta contra a desinformação em todo o Brasil, demonstrando a importância da colaboração entre estados e o poder público para garantir uma informação confiável e precisa.