Giro de Noticias

Manutenção predial previne acidentes e evita gastos extras 

Apesar da sua importância para a segurança e conservação das edificações, a manutenção predial ainda está longe de ser considerada uma prioridade. “É um investimento na vida útil da edificação, uma vez que produz o benefício de estender o período de seu uso, mantendo sua conservação, conforto e prevenindo de acidentes”, diz a engenheira civil e coordenadora do curso de Engenharia Civil da faculdade Pitágoras, Mariana Neiva. Além da questão de segurança, a prática mantém a edificação valorizada. 

Segundo a especialista trata-se de uma cultura nacional. “Se o mesmo cuidado que temos com os automóveis fosse dedicado às edificações, evitaríamos muitos problemas e gastos desnecessários. É mais comum, no entanto, aguardar surgir algum problema, para só então contratar um profissional para avaliar e reparar”, afirma. A manutenção predial é regida, inclusive, por legislações e normas, como a NBR 5674, NBR 14037, NBR 15575 e pelo Código Civil. 

“Durante a construção, os engenheiros e profissionais do setor seguem normas e padronizações para entregar um imóvel em perfeitas condições de usabilidade. No entanto, quando passa a ser habitado a responsabilidade legal pela manutenção cabe aos proprietários. Com a depreciação natural ao longo do tempo, a edificação precisa passar por vistorias e check ups periódicos”, destaca a engenheira. O método também contribui para manter a construção valorizada no mercado imobiliário. 

A Lei de Sitter ou Regra dos 5 indica que manutenções corretivas podem ser até cinco vezes mais caras que as preventivas. Mas para além da questão financeira, a medida pode prevenir acidentes domésticos e evitar mortes. “É uma forma de evitar gastos extras em consertos de emergência e de zelar pela segurança de todos os moradores e pessoas que circulam pela construção”, pontua. 

A engenheira civil recomenda buscar ajuda especializada para determinar a periodicidade e o tipo de manutenção a ser realizada conforme cada caso. Confira alguns problemas que são verificados na manutenção preventiva: 

– Inspeção de instalações elétricas e hidráulicas: bombas, infiltrações, caixas d’água, caixas de passagem de esgoto e gordura; 

– Verificação de instalações de gás, elevadores, sala de máquina e cobertura; 

– Análise de rachaduras e fissuras nas paredes; sondagem de problemas na estrutura predial; 

– Inspeção de equipamentos e sistemas de segurança; 

– Visita às áreas comuns, como playground, piscinas, salões de festas e jardins.