MA receberá Caravana Juventude Negra Viva, do Governo Federal

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), receberá nesta quinta (24) e sexta-feira (25) a Caravana Nacional para construção do Plano Juventude Negra Viva, realizada pelo Ministério da Igualdade Racial. A ação retoma o plano com uma nova denominação, marcando a centralidade e ênfase nas juventudes negras. O evento inicia às 8h, no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – Vocacional Dica Ferreira, localizado na Av. dos Africanos, próximo à Fundação Bradesco, em São Luís.

Criado no ano de 2012, o Plano Juventude Viva tinha entre seus objetivos reduzir a vulnerabilidade da juventude negra à violência e prevenir a ocorrência de homicídios no Brasil, mas foi descontinuado em 2018. 

Retomado pelo Governo Federal em março deste ano, o plano visa integrar ações com foco na transformação de territórios vulneráveis, na criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens negros nos seus territórios, no enfrentamento ao racismo institucional e na política de segurança pública.

No Maranhão, o evento da Caravana Nacional de elaboração do Plano é coordenado pelas Secretarias de Estado da Juventude (Seejuv), Igualdade Racial (SEIR) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). As Caravanas têm por objetivo coletar contribuições para a construção do Plano Juventude Negra Viva, uma iniciativa conduzida pelo Ministério da Igualdade Racial; pela Secretaria-Geral da Presidência da República e Secretaria Nacional da Juventude, com foco em apresentar ações para reduzir a letalidade entre jovens negros. 

O Governo Federal, em 21 de março deste ano, determinou a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), instituído pelo Decreto nº 11.444/2023, responsável pela elaboração do Plano Juventude Negra Viva.

Buscando promover a participação social de jovens negros e negras, e de organizações da sociedade civil relacionadas à pauta de juventude e igualdade racial, o evento acontecerá na 4ª maior favela brasileira, dentro do Polo Coroadinho. 

Participarão do evento representantes dos Conselhos Estaduais e Municipais de Promoção da Igualdade Racial de Juventude, Conselhos que possuam cadeiras destinadas às pautas de juventude e raça, órgãos e entidades públicas estaduais e municipais que atuam na implementação de políticas para juventude, universidades, professores, centros acadêmicos, diretórios acadêmicos estudantis e integrantes dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabs), além de jovens com restrição de liberdade e socioeducadores.