Juíza Lidiane Melo toma posse na 2ª Vara Criminal de São Luís

A juíza Lidiane Melo foi empossada como juíza titular da 2ª Vara Criminal de São Luís, nessa quinta-feira (4/8), em ato assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, na sede do Palácio Clóvis Bevilácqua.

Lidiane Melo ingressou na magistratura maranhense em 2001, atuando nas comarcas de  Buriti Bravo, Mirador, Açailândia e Comarca da Ilha de São Luís. Anteriormente, a juíza também exerceu suas funções judicantes na Comissão Sentenciante, como juíza auxiliar da Presidência do TJMA e na 2ª Vara Criminal de São José de Ribamar. Atualmente, atua como juíza assessora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, até o término do Biênio 2022/2024.

Durante a solenidade, a juíza Lidiane Melo teceu agradecimentos à Corte Estadual por receber a responsabilidade de estar à frente de uma vara criminal. “Eu espero muito dar conta dessa missão que está sendo confiada a mim, nessa vara criminal. Vou dar o meu melhor, como sempre, por onde passei, e espero realmente fazer o meu trabalho com excelência para a sociedade, exaltando o nosso Tribunal”, disse a Juíza.

A magistrada também ressaltou que vai atuar com o viés da Justiça Restaurativa (método que contrapõe a concepção tradicional da justiça punitiva-retributiva). “Pretendo trabalhar a partir de um olhar mais humanizado. Eu tenho um desejo no meu coração de utilizar a metodologia da justiça restaurativa, quem sabe não é um caminho para novos horizontes e novos desafios que buscarei cumprir”, revelou.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, desejou sucesso à magistrada no desafio de conduzir a vara criminal. “Conhecemos o seu trabalho e sabemos da sua dedicação e da sua honestidade de propósitos. Sabemos da dificuldade que é conduzir uma unidade criminal. Essa unidade já vem de um processo evolutivo com a juíza Sara Gama, que conseguiu organizar e racionalizar o trabalho. Esperamos que consiga exercer seu trabalho com esse olhar humano e nessa perspectiva em que está se propondo, agora é focar na prestação jurisdicional”, concluiu o desembargador.

Também estavam presentes no ato de posse, o desembargador Gervásio Protásio; o juiz auxiliar da Presidência, José Nilo Ribeiro Filho e o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira.