Giro de Noticias

Judiciário e Conselho Tutelar de Bacuri dão continuidade ao projeto Círculos Formativos

Representantes do Poder Judiciário e do Conselho Tutelar de Bacuri estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, dia 22 de fevereiro. Na pauta, a continuidade do projeto Círculos Formativos, que tem, entre outros objetivos, possibilitar aos cidadãos o amplo acesso aos seus direitos e deveres. A reunião ocorreu na sede do Conselho Tutelar de Bacuri e teve como tema principal a socialização de algumas ferramentas do Poder Judiciário, disponibilizadas no site do Tribunal de justiça. 

De acordo com Jéssica Rodrigues, secretária judicial e autora do projeto, essa socialização de ferramentas, como autorização de viagens, pedido de exame de DNA e medida protetiva, será através de informações prestadas quando as pessoas forem até os órgãos, como o Conselho Tutelar e o Fórum de Bacuri, bem como através de palestras realizadas nas comunidades. “Nossa conversa foi, ainda, pautada em campanhas e projetos já realizados na comarca e a melhoria destes criando assim um círculo virtuoso entre todos os entes que figuram a Justiça bacuriense e o bem-estar do cidadão”, destacou Jéssica. 

Além da secretária Jéssica Rodrigues, participaram da reunião os conselheiros tutelares Ítala Nandy Gatinho de Sousa, Jackson Luís Reis Gomes, Sebastiana Costa Silva, e Leidiane Ferreira Louseiro. Uma reunião com a mesma pauta acontece nesta quarta-feira (23), de forma virtual, com conselheiros de Apicum-Açu, termo judiciário de Bacuri. Jéssica Rodrigues destacou que o juiz Humberto Alves Júnior, que responde pela comarca, apoia as ações de aproximação entre Judiciário e comunidade.

O PROJETO

O projeto Círculos Formativos teve início em 2021, e visa ao empoderamento do cidadão em formação e aos já formados sobre direitos e deveres, buscando conscientizá-los a não buscarem o crime. De acordo com a secretaria judicial, o projeto tem parceria com escolas, igrejas e Secretaria de Assistência Social do município. No primeiro ano de atuação, foram trabalhados temas como Violência Doméstica, Suicídio, Educação como Direito Fundamental e Projeto de vida. 

No final do ano de 2021, o projeto Círculos Formativos ficou em 2º Lugar no Prêmio Luizão de Promoção à Diversidade e Combate à Discriminação, criado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, através do Comitê de Diversidade. “O maior objetivo do projeto ‘Círculos Formativos’ é dizer à sociedade que a Justiça está para além dos muros e dos fóruns ela está em busca de quem realmente necessita da justiça, que são os jurisdicionados e cidadãos”, finalizou Jéssica Rodrigues.