Governo rompe ciclo histórico com entrega de escolas em municípios sem prédios do Estado

Nos próximos meses, o Governo do Maranhão irá encerrar um ciclo histórico que marcava a educação pública no estado com 25 municípios sem prédios próprios da Rede Estadual de Ensino. Com o Programa Escola Digna, até 2021, a totalidade do território maranhense ganhará unidades escolares com todas as condições necessárias para a aprendizagem de seus estudantes. 

Da lista dos 25 municípios, apenas 8 ainda estão com obras em andamento e um em processo de licitação. Algumas dessas escolas serão concluídas e entregues à comunidade escolar até dezembro deste ano, como é o caso de Matões do Norte e Maracaçumé, cujas unidades estão previstas para serem entregues em novembro, e Buritirana, com previsão para o mês de dezembro.

Quatro municípios desse grupo receberão seus prédios próprios da rede estadual ainda no primeiro semestre de 2021, são eles: Boa Vista do Gurupi, em janeiro, em seguida Araguanã (fevereiro/2021), Milagres e Brejo de Areia, ambos em junho de 2021. No município de Serrano, a escola será entregue em setembro de 2021. Amapá do Maranhão segue em processo avançado de licitação para contratação de empresa responsável pelas obras.

“Entre os muitos marcos da gestão do governador Flávio Dino em educação, um dos mais importantes, que representa o compromisso desse governo com a melhoria de vida dos maranhenses, é a construção de escolas dignas em municípios que sequer possuíam prédios próprios do Estado. Com essa medida, o governo leva justiça social e dignidade para o nosso povo, de forma que todos, sem exceção, tenham acesso a uma educação pública com qualidade”, conclui o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.Governo rompe ciclo histórico com entrega de escolas em municípios sem prédios do Estado