Governo retoma combate ao glaucoma na região de Santa Inês

Com a progressiva melhora no cenário de enfrentamento ao coronavírus no Maranhão, o Governo do Estado está retomando, entre outras atividades, o combate ao glaucoma nos municípios maranhenses. Neste primeiro momento, serão beneficiados pacientes da região de Santa Inês. A entrega de medicamentos aos pacientes assistidos pelo programa acontecerá entre os dias 15 e 17 de julho nos municípios de Monção, Igarapé do Meio, Santa Luzia do Tide, Bom Jardim, Pindaré-Mirim e Santa Inês. 

A entrega dos medicamentos deve obedecer às regras de distanciamento vigentes no estado, bem como o uso de máscara. Os pacientes portadores de comorbidades, e com mais de 60 anos, que fazem tratamento contra o glaucoma estão sendo orientados a não irem ao local especificado. Todavia, eles poderão solicitar que um familiar, ou responsável, que esteja fora do grupo de risco e portando documento de identificação, receba a medicação em seu lugar. 

Neste primeiro momento de retomada dos serviços estão suspensas as consultas e os exames, o foco será nos pacientes já diagnosticados com a doença. Eles deverão ser contados pelos municípios para que possam se dirigir ao local especificado com dia e hora marcados. Para o recebimento da medicação, a pessoa deverá levar documentos como a última receita emitida, a xerox da identidade, o cartão SUS, um comprovante de residência e a carteira do programa. 

Programação 

Nesta quarta-feira (15), a entrega acontece no período da tarde em Monção, das 14h às 16h, e Igarapé do Meio, das 16h às 18h. Já na quinta-feira (16), as atividades serão realizadas em Santa Luzia do Tide pela manhã e em Bom Jardim à tarde, de 14h às 16. Ainda na quinta-feira, a medicação será entregue em Pindaré-Mirim, das 16h30 às 18h. Na sexta-feira (17), a entrega será em Santa Inês, manhã e tarde. 

Em Moção, a entrega acontece no Posto de Saúde do Bairro de Fátima; em Igarapé do Meio, será no Centro de Especialidades Mãe Negra, na Rua do Acampamento; em Santa Luzia, acontece no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Nagib Haickel, s/n, Centro; em Bom Jardim, os pacientes devem procurar o CRAS, na Avenida José Pedro Vasconcelos, em frente ao Terminal Rodoviário; em Pindaré Mirim, a entrega será na Secretaria Municipal de Saúde, na Rua da Macaúba, s/n, Centro; e em Santa Inês, será na Farmácia Básica, na Travessa Dom Pedro II, s/n, Centro. 

O que é glaucoma? 

O Glaucoma é uma doença nos olhos causada por uma lesão caracteriza pelo aumento da pressão intraocular que, se não tratada, pode levar à cegueira. Existem dois tipos da doença, o de ângulo aberto e de ângulo fechado. A enfermidade não possui cura, mas pode ser tratada e controlada com colírios, laser e, em último caso, cirurgia. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.