Giro de Noticias

Governo do Estado capacita empresas maranhenses para atuação no mercado exterior

Inserir as empresas maranhenses no comércio exterior e ampliar a expertise local nesse ramo de negócio. Esse é o objetivo do Programa de Capacitação para Exportação (PEIEX), edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), executado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os selecionados receberam treinamento e já iniciaram o trabalho. O PEIEX reforça as ações do Governo do Estado na expansão do Maranhão no comércio exterior.

“O Programa de Capacitação para Exportação é, sem dúvidas, de significativa importância, e mostra resultados a cada nova execução. Certamente, esta expertise repassada às empresas vai alavancar a dinâmica e o desenvolvimento do mercado maranhense, inserindo nossos produtos no mercado internacional. Essa metodologia reforça o direcionamento do Governo do Maranhão no forte apoio à pesquisa, à capacitação dos nossos pesquisadores e ao estímulo para o crescimento das empresas maranhenses, com fins a elevar o Maranhão neste e outros cenários”, declarou o presidente da Fapema, Nordman Wall.

O PEIEX tem foco no desenvolvimento da competitividade das empresas maranhenses, promovendo a internacionalização dos negócios e estimulando a atração de investimentos estrangeiros. O treinamento da equipe técnica vai garantir que as empresas sejam adequadamente orientadas, no período de dois anos da execução do edital. A atuação será em São Luís e Imperatriz com o total de 75 empresas. A meta é torná-las aptas a exportar seus produtos e serviços. A capacitação tem apoio da Apex-Brasil, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. 

“O edital mostra sua importância e diferencial ao agregar expertise, abrir portas para a expansão a mercados internacionais e, de fato, possibilitar o crescimento das empresas. O Maranhão tem potencialidades para estes mercados, tem uma gama de micro e médios empresários com toda a capacidade e que precisam apenas de um apoio, que o edital se propõe a realizar. Por determinação do governador Carlos Brandão, o governo conduz em caminho certo essa proposta que trará, em breve espaço de tempo, mais desenvolvimento do Maranhão neste setor”, destacou a subsecretária de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Karina Fonseca.

O coordenador do Núcleo Operacional PEIEX Maranhão, Natanael Viana, frisou o reflexo do edital para o desenvolvimento das exportações em solo maranhense. “Este é o caminho para um primeiro passo às empresas locais no comércio internacional. O objetivo da Apex-Brasil com o PEIEX é justamente qualificar, cada vez mais, as empresas para o comércio exterior e incentivar o avanço da economia através desse movimento”.

Monitora do Núcleo Operacional PEIEX Maranhão, Tarciane Filardi, que traz para a capacitação experiências de monitorias no Ceará, explicou que “o treinamento incluiu temas e aplicação da metodologia da Apex-Brasil, repassadas aos técnicos para que possam orientar as empresas e estas possam ser atendidas com qualidade, durante o período de execução do edital”.

A técnica de Imperatriz, Alcídia Ponte Viera, ressaltou a importância do treinamento. “É muito importante buscarmos compreender o processo para que possamos habilitar as empresas à exportação. Esse foi o foco da capacitação. Seremos orientados para elaborar um mapa estratégico e plano final de exportação para estas empresas”, explicou. As equipes são formadas por coordenador, monitor e técnicos.