Governo do Estado abre edital Juventude com Ciência para financiar pesquisas de alunos da rede pública

O Governo do Estado está estimulando jovens estudantes, professores e gestores da juventude a desenvolverem projetos de extensão relacionados ao campo da saúde, educação e geração de emprego e renda, em cidades maranhenses que integram o Plano Mais IDH. Os projetos serão financiados por meio do edital Juventude com Ciência, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv). Estão sendo investidos recursos no valor de R$ 250 mil.

O público-alvo do edital são professores da educação básica, educação profissional e tecnológica, com vínculo empregatício efetivo com instituição de ensino pública sediada no Maranhão; estudantes de escolas públicas do ensino médio ou técnico do Maranhão e gestores municipais de juventude. A equipe executora do projeto deve ser composta por um professor, até cinco estudantes e um gestor municipal da juventude. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da FAPEMA (www.fapema.br) e submeter sua proposta até o dia 13 de maio. 

“Serão financiados projetos em todas as áreas do conhecimento no valor de R$ 2.750,00. Com a iniciativa, o Governo do Estado contribui para a formação de jovens estudantes maranhenses no desenvolvimento de projetos de caráter extensionista, visando a melhoria dos indicadores sociais do Maranhão”, afirma o presidente da FAPEMA, André Santos. 

Ele explica que, nesta edição do edital, visando o fortalecimento das parcerias com as Prefeituras e Secretarias Municipais da Educação, professores, estudantes e gestores municipais de juventude atuarão diretamente nas ações de divulgação científica, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). As propostas, obrigatoriamente, deverão ser executadas durante a Semana. Serão apoiadas apenas aquelas que tenham como foco o tema deste ano: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Incentivo à Ciência

A secretária da Juventude, Tatiana Pereira, destaca que o edital fortalece o debate municipal sobre a ciência nas escolas. “A gente fica feliz em consolidar esse importante processo junto com a FAPEMA, que é sempre parceira da juventude e tem feito importantes programas e incentivado para que a ciência seja construída pelas mãos dos estudantes do Ensino Médio”. A secretária acrescenta que o Juventude com Ciência, além de fortalecer a extensão nas escolas públicas do Maranhão, incentiva o olhar social dos jovens sobre o seu local de moradia, “sendo uma potência social que transforma e consegue dar vazão a esse olhar”.

Entre os objetivos do edital estão, ainda, apoiar pesquisas com relevância para o estado do Maranhão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com ênfase em educação de qualidade; trabalho decente e crescimento econômico e redução das desigualdades.