3 principais motivos para adicionar mais frutas em sua dieta

 Uma alimentação saudável deve ser rica em frutas. Você sabe os impactos positivos que elas possuem sobre o corpo? Veja por que incluí-las abundantemente em sua rotina

As frutas são um alimento essencial para o bom funcionamento do organismo. Além de serem fontes de vitaminas e minerais, elas são ricas em vitaminas e água.

O recomendado por nutricionistas é o consumo diário de três porções de frutas. Por isso, se você ainda não incorporou esse hábito em sua rotina, veja os principais motivos para fazer isso e algumas dicas para conseguir fazê-lo, como consumir mais suco de framboesa ou de frutas vermelhas, ricas em vitaminas!

Melhora do sistema imunológico

As frutas são grandes aliadas do sistema imunológico, já que possuem muitas vitaminas. Frutas cítricas como laranja, kiwi, abacaxi e limão são famosas por serem fonte rica de vitamina C, contribuindo para prevenir resfriados e gripes no inverno. Já as frutas vermelhas são ótimas para proteger o corpo de infecções e alergias, tornando assim o organismo mais resistente às doenças.

As frutas também garantem antioxidantes para o corpo. Essas substâncias protegem as células e o material genético da oxidação, processo natural que ocorre no organismo devido à produção de radicais livres — moléculas instáveis que surgem em nosso corpo. Quando se acumulam, eles podem ter efeito tóxico e causar diferentes doenças.

Os alimentos ricos em antioxidantes são aqueles com abundância de vitamina C (acerola, limão, laranja, abacaxi e goiaba), vitamina E (azeite de oliva, abacate e nozes), betacaroteno (mamão), licopeno (tomate, melancia e pitanga), resveratrol (uva, cacau e mirtilo) e antocianina (açaí e jabuticaba). Outras frutas ricas em antioxidantes são morango e melão.

Saúde cardíaca

A saúde cardíaca também é positivamente impactada pelo consumo diário de frutas. Uma dica simples e importante é: frutas de tom avermelhado são ricas em flavonoides, que contribuem para a saúde cardíaca e para o combate a inflamações no corpo. 

O morango e a maçã são frutas que se destacam por promover a saúde do coração. A última possui fibras solúveis, do tipo que pode reduzir os níveis do colesterol prejudicial. Além disso, a maçã contém polifenóis, que possuem efeitos antioxidantes e podem ajudar a reduzir a pressão sanguínea. Outras frutas que ajudam na saúde cardíaca são mamão, uva, pêssego, damasco, melancia, peras e cerejas.

Fonte de fibras

As frutas são uma ótima fonte de fibras que ajudam no funcionamento intestinal. Esse nutriente é essencial para auxiliar o organismo a eliminar toxinas e absorver corretamente os nutrientes provenientes da alimentação.

Frutas ricas em fibras são indicadas ainda mais para quem possui problemas intestinais, já que isso dificulta a absorção de nutrientes pelo organismo. Além de ingeri-las regularmente, é preciso beber no mínimo 2 litros de água. Algumas frutas ricas desse nutriente são abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, banana, caju, cereja fresca, goiaba, kiwi, laranja com bagaço, maçã, pêssego, pera com casca, entre outros exemplos.

Como consumir?

Existem algumas estratégias importantes para inserir mais frutas em sua dieta. Uma delas é apostar em sucos naturais, feitos diretamente da fruta, ricos em vitaminas, fibras e minerais. Especialmente em dias quentes, consumir bastante suco é importante para manter o corpo hidratado.

As frutas também podem ser consumidas frescas na forma de salada de frutas. Aquelas cítricas devem ser consumidas na hora, caso contrário oxidam e perdem seu poder nutritivo. Outra forma fácil para trazer mais frutas para o seu cotidiano é inseri-las em saladas — manga, maçã e abacaxi são algumas bastante populares.

Outra possibilidade é adicionar frutas em outros alimentos (morango no iogurte, banana com pão e canela). Aposte na criatividade para criar sabores únicos e inovadores. De qualquer forma, é fundamental comprar frutas frescas e em bom estado de conservação.