Governo alerta para vacinação de Covid-19 de crianças e adolescentes para a volta às aulas com mais segurança

A vacinação da primeira e segunda dose no Maranhão alcançou mais de 90% dos adultos, mas ainda precisa avançar mais entre crianças e adolescentes. Com o início do ano letivo no mês de fevereiro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), incentiva pais e responsáveis a priorizarem a vacinação dos seus filhos com o esquema básico, primeira e segunda dose, contra a Covid-19.

Na faixa etária entre 5 e 17 anos, o esquema das duas primeiras doses contempla 48% desta população. Já a vacinação com as quatro doses neste mesmo público alcança somente 14,86%. Entre as crianças de 6 meses e 4 anos, a cobertura vacinal é ainda menor, apenas 3,79% estão vacinadas com a primeira dose e 0,86% com a segunda dose, o que acende um alerta para pais e responsáveis.

O secretário de Estado da Saúde da SES, Tiago Fernandes, reforçou que a ampliação da cobertura vacinal é uma estratégia de saúde pública que protege não apenas quem se vacina, bem como toda a população.

“O principal benefício de aumentarmos a cobertura vacinal é diminuir a ocorrência de casos graves da Covid-19. É muito importante que as pessoas atualizem suas carteiras de vacinação, atualizem suas doses de reforço, para não desenvolverem a forma grave da doença, caso sejam infectadas pelo vírus da Covid-19”, ressaltou Tiago Fernandes.

Cuidado redobrado

Com o início do ano letivo de 2023, especialista reforça a importância da atualização do esquema vacinal. A endocrinologista pediatra, Ianik Leal, ressaltou a necessidade de as famílias levarem crianças e adolescentes aos pontos de vacinação, para que eles estejam em dia com as vacinas, conforme cada faixa etária.

“A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é a atualização vacinal para todas as crianças. Começando as aulas, é mais importante ressaltar isso, porque as crianças voltam a ter contato em ambientes fechados e isso aumenta a chance de doenças que são transmitidas por vias respiratórias, como a Covid-19. E para que a vacina tenha efeito, é preciso buscar a dose e o reforço”, explicou a médica.

Vacinação

Na rede estadual de saúde a vacina de Covid-19 para crianças e adolescentes está disponível nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária. O serviço também é ofertado pelas redes municipais.