O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Fiscalizadas mais de 450 mil doses de vacinas contra febre aftosa em Imperatriz

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), em Imperatriz, fiscalizaram, na manhã desta quinta-feira (29), o recebimento de 465 mil doses de vacina contra febre aftosa nos estabelecimentos de revenda agropecuária na cidade.

A conferência das doses de vacinas tem como objetivo assegurar a qualidade da imunização de bovinos e bubalinos nesta II Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa ,que vai de 1º a 30 de novembro. A AGED informa que nessa etapa apenas os animais de 0 a 2 anos de idade devem vacinar contra a doença.

As doses de vacinas que foram fiscalizadas estavam bem acondicionadas em caixas de isopor com gelo e com a temperatura dentro do ideal, variando entre 4 a 5 graus Celsius. A fiscal estadual agropecuário da AGED, Alzira Medlig, informou que ainda foi feita a verificação da temperatura máxima e mínima da câmara frigorífica de estocagem e a verificação do armazenamento na câmara de frascos separados por partidas.

A AGED espera imunizar, nesta etapa da campanha, mais de 2,5 milhões de bovinos e bubalinos com idade de 0 a 2 anos. É importante lembrar que após a vacinação do animal, o produtor deve fazer a comprovação no escritório da AGED onde a propriedade está cadastrada. O período para comprovação vai até o dia 15 de dezembro e o criador não deve deixar para comprovar a vacina no último dia para evitar aglomeração nos escritórios da Agência.

A Agência informa ainda que os produtores que não tiverem animais nessa etapa para vacinar devem, mesmo assim, comparecer nos escritórios da Agência para atualização do seu rebanho e sanar eventuais pendências.