Obras melhoram trânsito e garantem mais segurança na Grande Ilha

A Avenida Jerônimo de Albuquerque é um dos principais pontos de escoamento do trânsito em São Luís. Via essencial para a mobilidade na cidade, há anos a população aguarda a ampliação da avenida. Em 2018, o projeto esperado por décadas finalmente saiu do papel, com a conclusão da primeira etapa do alargamento da avenida. 

Realizada pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM), em parceria com a Prefeitura de São Luís, a obra já está em sua segunda etapa, com a construção do muro de contenção nos condomínios do Angelim e a execução dos serviços de drenagem profunda em vários trechos. A intervenção nesta etapa totalizará 1.062 metros de comprimento e resultará numa ampliação de 5 metros na largura, sendo 3,5m de pista e 1,5m de passeio. 

A terceira e última etapa finalizará o conjunto de intervenções na via, com a substituição da rotatória da Cohab por um sistema de alças que criará um eixo contínuo entre a Avenida Jerônimo de Albuquerque e a Avenida Casemiro Junior, no Anil.

“O objetivo é evitar os congestionamentos diários que ocorrem em toda aquela área”, pontua o presidente da AGEM, Lívio Corrêa. 

O alargamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque é apenas uma das obras em curso na Grande Ilha de São Luís, que foram pensadas na melhoria do trânsito, na segurança de pedestres e condutores e na qualidade de vida da população. 

Listamos algumas das obras de infraestrutura que estão em execução ou foram recentemente entregues na cidade de São Luís:

Ponte Verde

Com 220 metros de extensão e 11 metros de largura, a Ponte Verde, que liga a estrada da Maioba à estrada de Ribamar, foi inaugurada no início do último mês de setembro.

A Ponte possibilita via dupla de trânsito, encurtando o caminho entre os pontos em cerca de seis quilômetros para quem anda de carro.

Totalmente sinalizada e iluminada, o corredor de ligação entre as MA-201 e MA-202 foi construído com a montagem de blocos pré-fabricados, por meio do encaixe a seco, sem nenhum tipo de argamassa ou concreto durante a execução da obra, o que torna a estrutura mais resistente e durável.   

Recuperação da Estrada da Mata 

Na fase final de pavimentação, a obra, também executada pela Agem, segue para a execução da drenagem superficial, que corresponde à construção de meio-fio e sarjetas 

Com 2,8 quilômetros de comprimento e 6 metros de largura, a Estrada da Mata é um importante acesso entre a MA-201 e os bairros Vila Sarney I e II, Geniparana, Jardim da Mata, Vila Cafeteira e Jardim Tropical. 

Reforma Ponte Bandeira Tribuzzi

Equipes da AGEM trabalham na recuperação de trechos desgastados e com problemas da Ponte Bandeira Tribuzzi. Na ponte, estão sendo executados serviços de readequação do passeio público, colocação de guarda-corpo (onde as peças estão deterioradas) e restauração das que ainda estão em condições de uso, além da troca da defensa metálica, que está deteriorada.  

Algumas peças do guard-rail (que separa a calçada da via de asfalto) foram recuperadas e outras repostas, devido ao alto grau de deterioração. A passarela também passou por revitalização, incluindo pintura nos dois lados.

Construção de retornos na Estrada de Ribamar

Na MA-201, uma das principais rodovias da Grande Ilha, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), iniciou a construção de retornos, recomposição de meio-fio, implantação de vias de acesso em bairros e padronização das paradas de ônibus, todas com recuo. 

No sentido de quem está indo da Forquilha para Ribamar, os retornos estarão localizados na Avenida Tancredo Neves e no Mix Mateus, entrando no Cantinho Doce. Para quem vem de Ribamar para a Forquilha, os retornos serão feitos na saída do bairro Lima Verde e no acesso à Ponte da Juçara. 

Os serviços na MA-201 incluem ainda implantação de semáforos e sinalização horizontal e vertical em toda a extensão.