Giro de Noticias

Exposição comemorativa de 70 anos do Banco do Nordeste chega ao Maranhão nesta sexta (11)

Em comemoração aos 70 anos de existência, o Banco do Nordeste lançou um circuito cultural que evidencia o trabalho de artistas regionais. A exposição Coleção Banco do Nordeste: Novas Aquisições consiste na aquisição de obras de arte nordestinas, exposição das peças ao público e, posterior, incorporação ao acervo geral da instituição. A iniciativa, que vai percorrer todos os estados da área de atuação do BNB, chega a capital do Maranhão nesta sexta-feira, 11, no espaço Chão SLZ, na Praia Grande, a partir das 18h30.

No Maranhão, foram adquiridos trabalhos dos artistas maranhenses Gê Viana, Márcio Vasconcelos, Silvana Mendes, Claudio Costa, Tieta Macau, Dinho Araújo e Ton Bezerra. A partir de diferentes linguagens como a fotografia, fotocolagens, esculturas e vídeo performance, as obras tratam de temas relacionados às questões raciais, políticas de afirmação, rituais de encantaria e festas do bumba meu boi, sublinhando a potência da produção artística do Estado, que vem despontando no circuito artístico brasileiro.

“A história do Banco do Nordeste se relaciona com os caminhos da arte nordestina e, por consequência, com a criação do Nordeste, tanto no sentido geográfico quanto cultural. Investir na aquisição de obras de arte nordestinas é uma demonstração de fomento direto à produção artística e à construção de uma narrativa sobre a arte brasileira”, destacou Jacqueline Medeiros, consultora cultura do BNB e uma das curadora da mostra.

Ao término da exposição em terras maranhenses, as obras passam a compor a Coleção Banco do Nordeste, cujo acervo é composto por 1.210 peças de arte, das quais 85% são de autores regionais. O acervo do Banco está catalogado e patrimoniado em sistema, seguindo as normas museológicas. As obras de arte que não estão em exibição encontram-se acondicionadas em uma reserva localizada no Banco do Nordeste Cultural em Fortaleza, mantendo-se todas as exigências de conservação, armazenamento e segurança.

Em São Luís, as peças ficarão expostas à visitação no período de 11 de novembro a 16 de dezembro, no espaço Chão SLZ, sempre de terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 19h, com entrada gratuita. A curadoria é de Frederico Silva, Samantha Moreira e Jacqueline Medeiros.