O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Em Caxias, Roberto Rocha reuniu empresariado e autoridades públicas com Seminário Descomplica

Com a participação da classe empresarial, microempreendedores, estudantes universitários e autoridades públicas, o senador Roberto Rocha realizou, em Caxias, nesta quinta-feira, 9, a terceira edição do Seminário Descomplica – Reforma Tributária: menos impostos e mais empregos.  

O evento foi realizado no auditório do Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Caxias e teve transmissão ao vivo pelas redes sociais do senador maranhense.

Marcaram presença empreendedores conhecidos da classe empresarial da região, a exemplo de Maciel Neto, que representou a Associação Comercial de Caxias, e o empresário e ex-prefeito de Caxias, Paulo Marinho. Ambos prestaram apoio logístico e de mobilização para o evento.

Estudantes e professores das áreas de economia, planejamento e administração se destacaram com perguntas e questionamentos sobre o tema do seminário.

Em destaque, a presidente eleita da OAB para a subseção de Caxias, Amanda Mesquita; o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e o vice-prefeito, Paulo marinho Júnior; a delegada do Conselho Regional de Contabilidade de Caxias, Marta Alencar; a vereadora Cynthia Lucena, que representou a Câmara Municipal de vereadores, entre outras autoridades locais. 

O senador Roberto Rocha, que é o relator da Reforma Tributária no senado,  detalhou o tema e respondeu  questionamentos da plateia sobre de que forma as medidas da PEC 110/2019 contribuem para melhorar o ambiente de negócios, possibilitar geração de novos postos de trabalho, assim como a redução gradual da carga tributária brasileira.

Para o parlamentar maranhense, o atual sistema tributário brasileiro é caótico e ineficiente. Roberto Rocha defende que é necessário um modelo mais simples, com poucas alíquotas, poucas distorções e que reduza o custo. E tem destacado, em suas palestras, uma das principais alterações que prevê a unificação da base tributária do consumo: a criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado).

:O nosso sistema tributário é um verdadeiro manicômio! E para simplificar a vida do contribuinte, eu propus a simplificação dos impostos e uma modernização tributária, que vai aumentar o PIB e gerar milhares de postos de trabalho. É o que interessa ao trabalhador”, disse Roberto Rocha.

O seminário Descomplica é uma iniciativa do senador Roberto Rocha, com a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  Além de Caxias, já foi realizado em Imperatriz e Balsas.  Nesta sexta-feria, 10, o evento acontece em São Luís, no auditório do Sebrae-Jaracati, às 16h. 

Em São Luís, o evento recebe o apoio da Federação da Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Ma) e da Associação da Mulheres Empreendedoras do Maranhão (AME).

*Agenda externa em Caxias*

O senador Roberto Rocha, além do seminário, cumpriu uma vasta agenda de compromisso em Caxias.

Em sua chegada no município, participou do Programa “A Hora do Jamanta”, na afiliada da Tv Band. Em seguida, visitou o IFMA de Caxias, onde alocou, em março de 2020, recursos para a reforma completa da Biblioteca da instituição. Também visitou o local destinado a receber o Porto Seco, um projeto que, segundo o senador irá transformar o Leste Maranhense.

Trata-se de um entreposto aduaneiro que utiliza um regime especial chamado Depósito Alfandegado Certificado – DAC, pelo qual a empresa pode exportar, com liquidação do câmbio antes do embarque das mercadorias. “Com o Porto Seco, vamos construir uma nova história para Caxias e para o Maranhão!”, afirmou o senador