O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

‘Doar é garantir esperança’, diz Octavio Soeiro sobre importância da doação de sangue

O vereador Octávio Soeiro (Podemos), ocupou o grande expediente nesta segunda-feira (17/05), para fazer um pronunciamento sobre a importância do ato de doar sangue. O parlamentar, que é doador de sangue, fez um apelo à população visando reforçar o estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).

“Doar sangue é garantir a esperança. Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, faço esse apelo aos doadores para que não deixem que fazer sua doação no Hemomar”, declarou o vereador .

Ao citar dados do Hemocentro, Soeiro orienta à população que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus. “Estamos em um momento de pensar no coletivo e de unir forças. Houve uma grande diminuição de doadores, e a necessidade de sangue tem aumentado na mesma proporção da quantidade de pacientes”, relatou.

Em seu pronunciamento, o parlamentar, que é o 1º Secretário da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), sugeriu que a Casa realize uma campanha interna para estimular vereadores e servidores na doação de sangue visando evitar um colapso no sistema de saúde. “O mais importante é o fato de salvar uma vida diretamente. O futuro daqueles que esperam, depende dessas doações”, completou.

Em apartes, seis vereadores parabenizaram o colega pelo tema abordado na tribuna. Gutemberg Araújo fez um relato sobre a importância da doação voluntária.

“Seu pronunciamento é oportuno. Como médico, penso no quanto a doação é importante. Penso nas vidas que serão salvas, e também questiono o porquê de tão poucas pessoas serem doadoras”, explica.

O vereador Ribeiro Neto (PMN), também elogiou o colega de plenário pelo tema proposto, e se colocou à disposição para ser doador. Ele lembrou o projeto “Vida por Vidas”, da Igreja Adventista – que visa conscientizar os cidadãos para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros.

“Gostaria de parabenizar Vossa Excelência pelo importante pronunciamento, inclusive, me colocando à disposição para ajudar. É neste sentido que a Igreja Adventista visa colaborar com iniciativa voluntária através do projeto ‘Vida por Vidas’, cuja proposta tem o objetivo de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue”, concluiu.

Os vereadores Raimundo Penha (PDT), Rosana da Saúde (Republicanos), Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT) e Karla Sarney (PSD), também elogiaram Octávio Soeiro pelo pronunciamento.