.

Thyago Freitas propõe projeto para criação de campanha anual de vacinação contra a leishmaniose visceral canina

Tramita na Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei nº 026/22, de autoria do vereador Thyago Freitas (PL), que dispõe sobre a vacinação gratuita contra leishmaniose visceral canina na capital Maranhense. O PL foi encaminhado para as comissões de Justiça e Saúde da Câmara na sessão do dia 11 de maio.

De acordo com a redação do PL, o Poder Executivo Municipal ficará responsável por criar uma campanha anual de vacinação gratuita de animais domésticos ou em situação de abandono contra a leishmaniose visceral.

Ainda segundo a proposição, o Poder Público poderá firmar convênio com instituições públicas e privadas, visando a implementação da campanha de vacinação contra a leishmaniose canina em São Luís.

Doença

A Leishmaniose Visceral Canina popularmente conhecida como Calazar é uma doença infecciosa não contagiosa transmitida tanto aos cães quanto aos seres humanos. O contágio ocorre pela inoculação do protozoário Leishmania infantum chagasi através da picada de um inseto conhecido como mosquito-palha ou birigui.

Os animais infectados pela doença podem apresentar fraqueza, emagrecimento, problemas de pele, crescimento anormal das unhas e alteração no funcionamento de vários órgãos e sistemas, se não tratada pode levar à morte.