O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Dia Internacional do Arroz: Tio João compartilha curiosidades e benefícios de um dos alimentos mais consumidos no mundo

Branco, integral, parboilizado, preto, vermelho, selvagem, basmati, sasanishiki, jasmine e carnaroli. E estes são apenas alguns dos tipos de arrozes, entre os mais de 140 mil existentes no mundo. A diversidade e presença desse tipo de grão na culinária mundial, servindo como base na alimentação de dois terços da população do planeta, fez com o que o arroz tivesse sua relevância reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que instituiu o Dia Internacional do Arroz, a ser celebrado anualmente em 31 de outubro.

Um grão milenar

O arroz é um grão originário do Japão, onde é cultivado há milhares de anos, especialmente os de grãos brancos. Entretanto, com a evolução da humanidade, o surgimento de novos povos e sua adaptação ao clima e à vegetação de cada região, que favorecem o plantio de tipos específicos do grão, o consumo do arroz se popularizou pelo mundo, com diversas variedades e maneiras de consumo típicas da tradição de cada país.

Atualmente, os cinco maiores produtores mundiais de arroz são, por ordem: China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã. No Brasil, a maior produção de arroz concentra-se no estado do Rio Grande do Sul. As cidades com maior participação nacional nesse cultivo são Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santa Vitória do Palmar.


Diversos tipos de arroz, inúmeros benefícios

O arroz branco é o mais consumido pelos brasileiros, especialmente o agulhinha, que se caracteriza por apresentar grãos mais soltos, após o cozimento. Fonte rica em carboidratos, que fornece a energia para o bom funcionamento do organismo, o arroz branco contém ainda vitaminas do complexo B e minerais, como manganês e magnésio.

Já o arroz preto, ou arroz negro, típico da culinária chinesa, tem um alto valor nutricional e é considerado um super arroz. Ele apresenta grandes quantidades de fibras e proteínas, além de vitaminas A, B1, B2, B6, B12, cálcio, magnésio, zinco e ferro. Propriedades parecidas com as do arroz vermelho, muito consumido na França, e que fornece uma boa quantidade de antioxidantes, ferro, cálcio e magnésio. Ainda sobre o arroz vermelho, vale citar a presença de nutrientes como a monacolina K, que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), assim como antocianinas ? que ajudam no emagrecimento, equilibrando os lipídios e a glicose, além de reduzir as inflamações.

Outra variedade do grão, que merece destaque, é o arroz selvagem. Presente na culinária canadense, por ser nativo da América do Norte, ele é considerado um grão sagrado pela cultura indígena de tempos antigos. É também rico em antioxidantes e apresenta uma grande quantidade de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio.

Como consumir os diferentes tipos de arroz

Para uma alimentação saudável, é preciso contar com o equilíbrio de uma dieta balanceada. Quanto maior for a variedade de alimentos consumidos, maior também será a disponibilidade de nutrientes ofertados para o bom funcionamento do metabolismo. Nesse sentido, o arroz pode ser consumido frequentemente pela maioria das pessoas, tanto pelo fornecimento de energia, quanto por suas propriedades medicinais.

Presente no mercado há mais de 40 anos, sempre oferecendo produtos de qualidade, a marca Tio João apresenta uma linha completa de arrozes, que vão desde o tradicional arroz branco, integral e parboilizado até as variedades mundiais, como o vermelho, preto, selvagem, basmati, jasmine, carnaroli e sasanishiki.

A marca conta ainda com linha Cozinha Fácil – que apresenta receitas com misturas semiprontas como Arroz com Funghi, Arroz com Brócolis, Arroz com Tomate e Manjericão, entre outros – e a linha Cozinha e Sabor, que conta com receitas semiprontas de pratos completos, como Arroz Carreteiro, Arroz com Galinha e uma série de risotos, como o Risoto à Valligiana, Risoto Napolitano, Risoto à Parmigiana, Risoto Milanês e Risoto Primavera.

Para conferir esses e outros produtos Tio João, basta acessar a plataforma de e-commerce Armazém Tio João, que disponibiliza 15% de desconto na primeira compra e proporciona promoções semanais em todo o site.


Sobre a Josapar


Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Recife (PE), Itaqui (RS), Campo Largo (PR) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.

Sobre o Armazém Tio João
Recentemente, a Josapar lançou o e-commerce Armazém Tio João, com todos os produtos das suas marcas, para se aproximar de seus consumidores e proporcionar mais vantagens: o cliente recebe 15% de desconto na primeira compra e participa de promoções semanais em todo o site. Para isso, basta acessar a plataforma Armazém Tio João.