Magnésio dimalato benefícios para o organismo

O magnésio é um dos minerais mais utilizados pelo organismo, encontrado em vários alimentos como abacate, oleaginosas como nozes, amêndoas, leguminosas como feijão, semente de abóbora, entre outros.

O magnésio é um mineral que participa de aproximadamente 350 reações no nosso organismo, sendo essas, reações que envolvem a saúde e sobrevivência do organismo.

Sabe-se que ainda existem muitos casos de deficiência de magnésio, isso se dá porque, por mais que o magnésio seja um mineral amplamente distribuindo em alimentos de fácil acesso para o humano, existem procedimentos industrias que diminuem drasticamente a quantidade de magnésio nos alimentos. Um exemplo disso é o arroz integral e o arroz branco. Onde que, o arroz integral passa por um refinamento e se torna arroz branco, dessa forma perde grande parte do magnésio.

Com a necessidade de melhorar o aporte de magnésio para o organismo, existem suplementações que irão ter a facilidade de aumentar os níveis de magnésio, e com isso, diminui a deficiência do magnésio.

Existem alguns tipos de suplementação de magnésio, no entanto, as suplementações que irão ter mais biodisponibilidade, ou seja, que serão mais absorvidas e aproveitas pelo organismo são as versões queladas.

O processo de quelar o magnésio, é justamente para aumentar sua eficiência no organismo, impedindo que a grande parte do magnésio fique no intestino e com isso dificulta sua distribuição para os tecidos no organismo.

O processo de quelar o magnésio é uma maneira de unir o magnésio a uma substância – normalmente aminoácidos – que irão “proteger” o magnésio na absorção e com isso ele chega em maiores quantidades na circulação.

O Magnésio Dimalato é uma forma química, onde o magnésio é protegido pelo ácido málico, substância que desempenha também algumas funções no metabolismo energético.

O objetivo de quelar o magnésio é justamente para o magnésio ser mais biodisponivel e ser entrega pela circulação para os tecidos, dessa forma desempenhar suas funções no organismo.

As funções do magnésio dimalato combinado com o ácido málico são as mesmas, a junção do ácido málico possibilitará uma melhor absorção do magnésio e os benefícios do magnésio no corpo serão iguais.

O ácido málico é uma substância que atua no metabolismo energético, mais precisamente no ciclo de Krebs, primeira etapa para a produção de energia. O ácido málico é uma das substancias que faz o ciclo de Krebs rodar para obtenção de subprodutos para a cadeia transportadora de elétrons – que é onde ocorre a produção de ATP.

Magnésio dimalato benefícios

O magnésio tem diversas funções, dentre essas, funções relacionadas ao sistema imune, músculos, sistema nervoso, sistema hepático, sistema gastrointestinal. Praticamente todos os órgãos precisam de magnésio.

Abaixo, iremos colocar alguns benefícios do magnésio dimalato:

Musculatura

O magnésio auxilia no funcionamento muscular, tem a função na contração muscular juntamente com outro mineral, o cálcio. Na ausência destes dois minerais não existiria as pequenas movimentação musculares e nem as grandes movimentações musculares. Para se levantar um dedo precisamos de magnésio e cálcio, incluindo as proteínas que são a base muscular. No treino a falta de magnésio intra muscular pode propicia uma queda no desempenho. Isso porque o magnésio é importante para regeneração muscular. Caibras e fadiga musculares estão relacionadas com baixos níveis de magnésio, mas também pode estar relacionadas com baixa produção de ATP.

Auxilia no equilíbrio dos eletrólitos

O magnésio é necessário para ativação da bomba de sódio e potássio nas células. A bomba de Na+/K+ tem a função de controlar a quantidade de sódio e potássio do meio intra e extracelular. Com isso mantendo o equilíbrio dentro das células.

Funcionamento neuromuscular

O magnésio auxilia no funcionamento neuromuscular, atuando na estabilidade da membrana neuromuscular e cardiovascular, na manutenção do tônus vasomotor.

Magnésio e formação óssea

O magnésio tem funções relacionadas a formação óssea, isso ele participa na secreção de hormônios que estão ligados a regulação dos ossos. Em um estudo foi verificado a participando como um tratamento coadjuvante na osteoporose, juntamente com outras estratégias nutricionais.

Magnésio e saúde cardiovascular

Por conta da utilização do magnésio na regulação hormonal e na secreção de alguns hormônios, atua dessa forma na resistência insulínica. Isso porque, a deficiência de magnésio está relacionada com uma maior resistência periférica à insulina, principalmente em indivíduos que já tenham síndrome metabólica e diabetes mellitus tipo 2 (DM2).

O magnésio atua na enzima que realiza a síntese de colesterol, reduzindo sua ação. Além disso atua na vasodilatação das artérias. Essa vasodilatação contribui com a diminuição da pressão arterial. A resistência da pressão nas artérias é a sintomatologia de pacientes com hipertensão, sendo assim, o magnésio é um dos nutrientes que precisam estar adequados na alimentação dos indivíduos hipertensos.

Metabolismo energético

O metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas são caracterizadas por diversas reações que ocorre dentro das células, mais precisamente dentro das mitocôndrias. Todo o processo envolve oxidação e reação de substancias, reações enzimáticas. O magnésio como já dito é um mineral que participa em mais de 300 reações enzimáticas. O seu papel é contribuir com sistema de produção de energia, bem como o ácido málico, que é a substancia que quela o magnésio no Magnésio Dimalato. Ambos atuam na produção de energia através dos macronutrientes.

Lista de benefícios do Magnésio

O magnésio auxilia no:

? Metabolismo energético;

? Metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras;

? Equilíbrio dos eletrólitos;

? Funcionamento muscular;

? Funcionamento neuromuscular;

? Processo de divisão celular;

Além disso:

? Melhora desempenho físico;

? Possui papel na imunidade;

? Ajuda na recuperação muscular;

? Participa da formação óssea junto com o cálcio;

? Participa na diminuição de dores relacionados a enxaqueca;

? Ajuda no controle do acumulo de alumínio no organismo;