Dia das mães: mulheres contam suas histórias como empreendedoras e como a tecnologia é uma aliada

Comemorado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é uma data que exalta o papel das figuras maternas das famílias brasileiras; figuras que não mais se restringem ao âmbito doméstico e que avançam no universo do empreendedorismo. Segundo um estudo da Rede Mulher Empreendedora de 2016, 55% das empreendedoras brasileiras são mães e 44% são chefes de família. Apesar dos obstáculos trazidos pela pandemia e dos desafios naturais do empreender, a escolha de abrir o próprio negócio traz renda e autorrealização para as mulheres.


Em alguns casos, a própria maternidade se torna uma força motriz para as mulheres empreenderem. Ainda de acordo com o estudo da Rede Mulher Empreendedora, 75% das empreendedoras decidiram ter o próprio negócio depois de se tornarem mães. Dentro de tal porcentagem, há a trajetória de Eliana da Rocha, jardineira cadastrada no GetNinjas, maior aplicativo para a contratação de serviços do país. Em sua trajetória, Eliana trabalhou durante cerca de 20 anos na área de contabilidade e TI. “Hoje, a jardinagem é a minha paixão, mas há alguns anos eu nem imaginava que sairia do mundo corporativo”, relembra a profissional. Tudo mudou com a gravidez e a demissão que se sucedeu após o nascimento do filho.


Durante os seis meses seguintes, Eliana se dedicou totalmente o bebê, que ficou doente durante o período. Quando retomou a busca por emprego, a profissional começou a pesar os prós e os contras de um trabalho CLT e o consequente distanciamento do filho. “Quando eu trabalhava no ramo corporativo eu não tinha tempo pra minha família, não via o meu filho direito e isso me doía muito” comenta a microempreendedora. A partir daí, começou a empreender. Começou com venda de semijoias, mas não se identificou com a atividade. O interesse pela jardinagem começou após seguir a indicação de uma amiga e fazer um curso de terrário e jardinagem.


Cadastrada há seis meses no GetNinjas, Eliana hoje consegue fechar a agenda com serviços e fidelizar clientes com seu primor na realização do serviço. “Uma vez um cliente me disse a seguinte frase: O seu trabalho trouxe vida para a minha casa”, diz orgulhosa.

Assim como Eliana, Ana Carolina, manicure que atende pela Singu, marketplace de beleza e bem-estar, também transformou sua demissão em uma carreira empreendedora. Antes de se cadastrar na plataforma, a microempreendedora trabalhava em uma empresa registrada, mas pouco tempo depois de financiar seu carro, foi demitida. Como uma alternativa ao desemprego, começou na Singu e, em apenas três dias de trabalho, enxergou a possibilidade de tornar aquele “bico” em sua única geração de renda.


Após dois anos trabalhando por meio da plataforma, Ana Carolina já reformou a casa da mãe, comprou veículos próprios, conseguiu custear um ensino particular para os filhos e conquistou a liberdade e autonomia que tanto sonhava. “Ter independência financeira após trabalhar por tantos anos com salário mínimo é a maior conquista que eu poderia ter, hoje vejo que posso dar aos meus filhos a vida que eles tanto merecem”, conta Ana.


Mas não é apenas no setor de serviços que há mamães empreendedoras, o segmento da moda sempre tem boas histórias para contar. Daniela Cardoso é uma destas personagens e conta com o apoio da ZAX, marketplace que conecta varejistas e atacadistas e tem como missão digitalizar o atacado brasileiro, para prosperar seu negócio e ter mais tempo de qualidade com seu filho. Dona da Dani Modas, loja de vestuário feminino, Daniela é uma empreendedora do setor desde 2018 e há pouco mais de dois anos passou a fazer parte da base de clientes da ZAX.

Como acontece com grande parte dos pequenos empreendedores, Daniela trabalhava uma média de 15h por dia, realizando múltiplas tarefas para manter seu negócio de pé. Antes de se cadastrar na plataforma, sua casa era sua loja, o que limitava o acesso a um número maior de potenciais clientes, além de prejuízos, principalmente por conta dos valores de frete. “Antes de ter minha loja na ZAX, eu trabalhava com vendas por whatsapp, com duas vendedoras que me auxiliavam neste processo. Meu maior problema, nesta época, era com o frete, pois o valor final nunca era o que havia sido calculado antes e eu precisava arcar com este prejuízo”, comenta Daniela Cardoso.


Além da agilidade no envio, o marketplace de atacado permite que a Dani Modas tenha uma vitrine com muito mais visibilidade e alcance gerando um aumento de 300% no faturamento da loja, a conquista de um espaço físico para a loja e, principalmente, muito mais tempo para curtir com o Kawê.

Sobre o GetNinjas

Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil e foi listado no Novo Mercado da B3 em 2021. No mesmo ano, a companhia foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no ranking das empresas do setor de tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados e foi eleita Top3 do iBest 2021, como Melhores do Brasil em Economia Colaborativa. Além disso, foi eleita pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do país em 2017. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por mais de 4 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO — à frente das operações.

Sobre a ZAX

Fundada por Bruno Ballardie e Fernando Zanatta, a ZAX é o maior marketplace de atacado B2B da América Latina. A plataforma surgiu da necessidade de antecipar soluções para milhões de fornecedores e revendedores, potencializando o atacado brasileiro. Atualmente a ZAX possui 62.500 lojistas cadastrados e 30 mil clientes ativos, reunindo marcas de diferentes centros de atacado de todo o Brasil. Além dos tradicionais e mais conhecidos – Brás, 25 de Março e Bom Retiro em São Paulo, a plataforma possui marcas de atacadistas de Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Santa Cruz do Capibaribe (PE), Jacutinga e Monte Sião (MG). O aplicativo ZAX está disponível para download na Apple Store e Google Play.

Sobre a Singu:

A Singu é um marketplace de beleza e bem estar com mais de 1 milhão de usuários cadastrados. Fundada por Tallis Gomes, a startup é responsável por aumentar em até três vezes a renda média das profissionais de beleza e bem-estar, criando um mecanismo de ascensão social para os mais de sete mil profissionais cadastrados em sua base. Ao contrário dos salões convencionais, que cobram dos profissionais até 60% do serviço prestado, a Singu recolhe apenas 35%. Presente em 15 municípios, sendo as principais praças São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o app também oferece a funcionalidade “Singu Now”, que tem o objetivo de conectar profissional e cliente em até 30 minutos.