O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Corregedora-geral do MPMA participa de reunião do CNCGMP em Brasília

A corregedora-geral do Ministério Público do Estado do Maranhão, Themis Maria Pacheco de Carvalho participou, nesta sexta-feira, 3, do segundo dia da 124ª reunião do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMP), que está sendo realizada na sede do Ministério Público Militar, em Brasília-DF.

Nesta manhã, o ministro Mauro Campbell, corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, participou da reunião. O ministro, que é originário do Ministério Público do Estado do Amazonas, reafirmou a importância da interlocução do Ministério Público com a classe política, ouvindo demandas que são importantes para a sociedade. Campbell também ressaltou a importância das Corregedorias como órgãos de orientação e apoio aos membros do Ministério Público, indo além da questão disciplinar.

O corregedor nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Marcelo Weitzel, também esteve presente à 124ª reunião do CNCGMP. O integrante do CNMP também falou sobre a função orientadora das Corregedorias, em especial as estaduais, destacando que esses espaços são importantíssimos para encontrar soluções às demandas.

Durante a reunião, os integrantes do CNCGMP também construíram um ofício que será encaminhado ao CNMP a respeito da necessidade de interoperabilidade entre os sistemas do Ministério Público e Judiciário. Entre outros pontos, o documento observa que “embora todos os atos judiciais sejam registrados no PJe (Processo Judicial Eletrônico), não há como o membro do Ministério Público gerir sua produtividade judicial em tal sistema ou mesmo as Corregedorias locais extraírem essas informações diretamente do PJe, sendo necessário, por conseguinte, o registro dos atos no âmbito dos MPs”.