Com obras de drenagem e asfalto, Prefeitura de São Luís transforma realidade dos moradores do Santa Bárbara

Demanda histórica dos moradores da região da Santa Bárbara as obras de drenagem profunda e pavimentação de vias que estão sendo executadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, vão por fim ao problema de alagamento na região que trazia grande transtornos para moradores, motoristas que trafegam pelo local e comerciantes. Por meio do programa São Luís em Obras, a Prefeitura está executado no bairro 12 km de drenagem profunda, 20 km de drenagem superficial, bem como pavimentação de vias. Entre as vias que já teve os serviços de drenagem concluídos estão na Rua Bom Jesus, Rua São Raimundo, Rua Projetada,  Avenida Tibiri, Rua Militar e trecho da Avenida da Saudade. Segue em andamento implantação de drenagem em trecho da Avenida da Saudade, Avenida Brasília, e finalizando drenagem na Avenida São Jerônimo. O prefeito Edivaldo tem acompanhado de perto o avanço dos trabalho com visitas ao local. 

As obras vão transformar a realidade do bairro que há anos sofria com grandes alagamentos no período de chuva. “Estamos chegando executando o maior programa de drenagem profunda da história recente de São Luís, levando solução para os constantes alagamentos que ocorriam em regiões como Santa Bárbara e adjacências, assim como estamos fazendo na área do polo Divinéia e também no Fumacê, na área Itaqui-Bacanga. Nestes e em outros locais a população sofria muito, ano após ano, com as fortes enxurradas nas ruas, invadindo casas e destruindo móveis e eletrodomésticos das famílias. Com as obras, vamos resolver estes antigos problemas”, ressaltou o prefeito Edivaldo durante vistoria, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda. 

As obras estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). “A gestão do prefeito Edivaldo segue avançando com as obras de infraestrutura na região da Santa Bárbara. Vias que já receberam implantação de drenagem, a exemplo das avenidas da Saudade e Tibiri, no São Raimundo, estão sendo asfaltadas. E outras frentes de trabalho estão com drenagem andamento. As obras vão resolver problemas de alagamentos, beneficiando 30 mil pessoas nas dezenas de bairros dessa região”, disse o secretário da Semosp, Antonio Araújo.

Nesta semana, as ações estão sendo intensificadas nas avenidas da Saudade e São Jerônimo. Na Avenida da Saudade, a Prefeitura está executando obras em um trecho de aproximadamente 450 metros de extensão, onde está sendo implantada uma galeria celular de concreto armado de grandes proporções, com medidas internas de 2,5 metros de altura por 2,5 metros de largura, dimensionada para receber o fluxo das demais galerias da rede, feitas de tubulações de polietileno de alta densidade.

A galeria que está sendo implantada na Avenida da Saudade vai ser interligada, ainda, ao dissipador, isto é, uma estrutura de concreto armado e paredes de alvenaria com cerca de 70 metros de extensão e que foi construída para distribuir o fluxo pluvial para uma área desabitada, onde outrora foi um córrego.Além do dissipador e da galeria celular, no restante do percurso da Avenida da Saudade já foi concluída a construção de aproximadamente 60 metros de bueiro simples (2,50m x 2,50m), sete poços de visita, implantação de 20 unidades de tubulação polietileno de alta densidade de 1.050mm de diâmetro, 36 unidade de aduelas (manilhas ou galerias) de 2,50m x 2,50m, aterramento da área de lançamento e execução de três unidades de boca de lobo simples, entre outras ações.

Na Avenida Principal do Santa Bárbara, a Prefeitura está concluindo a drenagem profunda em um trecho de aproximadamente 200 metros de extensão. “Todos os anos ficava tudo alagado aqui. A avenida inteira ficava debaixo d’água, sob a enxurrada, que chegava a invadir as casas. Antes, só tinha uma valeta, construída com tijolos e cimento, que desviava a enxurrada para um canal próximo daqui, mas não era suficiente para impedir o alagamento. Agora, a Prefeitura construiu uma galeria completa, com tubulações e caixas de concreto. Esperamos que, desta vez, o problema esteja resolvido”, disse Jairo César Silva de Oliveira, que mora no bairro há 35 anos.SÃO JERÔNIMO

Destaque ainda para os serviços na Avenida São Jerônimo onde parte do trabalho já foi concluído. “Nós esperamos muitos anos por uma obra deste porte no nosso bairro e, agora, estamos vendo isso acontecer. Tem máquinas em vários pontos do bairro, escavando as ruas e implantando galerias e tubulações. Nunca foi feito um trabalho deste porte aqui no nosso bairro e estamos gratos à Prefeitura, na pessoa do prefeito Edivaldo, que está olhando para a nossa comunidade e resolvendo o problema das enchentes aqui, graças a Deus”, destacou Antônio José Borges, que mora no bairro há 14 anos.

A Prefeitura também construiu uma galeria celular dupla, de concreto armado, em toda a extensão da Rua Militar. Na Rua São Raimundo, já foi executada a implantação de 75 unidades de tubulação de 70mm de diâmetro, 19 poços de visita e 19 bocas de lobo dupla. Na Rua Bom Jesus foi concluída a implantação de 22 unidades de tubulação de 1.050mm de diâmetro, dez poços de visita e dez bocas de lobo dupla. O próximo passo é implantação de meio-fio, sarjeta e pavimentação.

“Nunca imaginei que esse serviço seria feito aqui. Vai ficar a melhor avenida de São Luís, não tenho dúvida. Foram muitos e muitos anos a gente sofrendo com a enxurrada. Aqui não passava nem carro, nem nada, mas agora essa situação vai mudar e essa avenida vai voltar a ser bastante movimentada como já foi um dia”, comemorou o comerciante João Batista Inácio de Sousa, mais conhecido como Dimas, proprietário de um mercadinho onde vende artigos de mercearia e açougue, há 20 anos no bairro.

Vale lembrar que a Prefeitura também está atuando em outro ponto crítico nessa região do Santa Bárbara, mais precisamente em um local em que a comunidade sofria bastante com ações da chuva, no início da Avenida Tibiri, que é via principal de acesso ao Conjunto São Raimundo. Neste caso, já foi executada a drenagem e estão sendo realizados os preparativos para pavimentação.