Que o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão é voltado para o protagonismo estudantil, nós sabemos. Mas qual a diferença entre o ensino Pleno e Vocacional das unidades? Com duas obras de unidades vocacionais em andamento, a rede pública de educação ganha mais oportunidade de crescimento empreendedor.

Além do ensino protagonista, o IEMA Vocacional tem como objetivo capacitar os cidadãos maranhenses através de cursos específicos de curta duração. Os cursos de Formação Continuada (FiCs) possibilitam novas fontes de renda aos estudantes que já saem com possibilidades empreendedoras.

Atualmente, existem 13 unidades vocacionais em funcionamento, nas cidades de Açailândia, Bequimão, Caxias, Carolina, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Barra do Corda, Pinheiro, Ribeirãozinho e São Luís. Os cursos variam de acordo com o local e a época do ano. Por exemplo, na Unidade de São Luís, na Praia Grande, o curso de Arranjos Natalinos está com ótimas turmas neste final de ano que, além dos alunos poderem usar os conhecimentos para decoração própria, podem também fazer do artesanato uma fonte de renda.

Esse é o caso da Simone Barri, que está no segundo curso na Unidade da Praia Grande. Ela conta que vem de uma família de artesãos, mas que não tinha tanta habilidade e a experiência no curso de Decupagem foi renovadora.

“Eu nunca tinha feito nenhum curso, nem de corte e costura, e eu sou costureira. Então, eu sempre tive curiosidade e vontade de fazer artesanato, porque eu acho maravilhoso. E aí, eu comecei a querer empreender, comecei a comprar material e aos poucos eu vou fabricando. Montei um cantinho da minha casa para ser um ateliê, para poder fazer as coisas que eu realmente gosto de fazer”, contou a aluna.

Duas novas unidades estão em andamento para acrescentar na educação e economia das cidades de Amarante e Santa Luzia do Paruá. Para Simone Maia, moradora de Amarante, com esse IEMA a cidade vai ter mais oportunidade de crescimento educacional e profissional, se tornando um polo para a região.

“As expectativas são as melhores com a inauguração dessa obra do IEMA, porque o município todo só tem a ganhar. Nossos estudantes terão um ensino profissionalizante e de qualidade sem precisarem se deslocar do município, sem contar que o mercado de trabalho terá a inserção de novos profissionais, melhorando a geração de emprego e renda. Nesta segunda já demos um grande passo com a realização da audiência pública para a escolha dos cursos que serão oferecidos. E a gente como amarantina só tem que agradecer ao Governo do Estado por mais essa obra que vai revolucionar a educação do nosso município.” afirmou Simone.

Em Santa Luzia do Paruá, os serviços seguem para a fase de finalização com a execução dos jardins internos, as instalações dos serviços elétricos e dos quadros de distribuição, o emassamento de paredes e a execução da estrutura da cobertura da quadra.

Nas duas cidades, estão acontecendo audiências públicas com estudantes, professores e comunidade em geral para definir os cursos técnicos integrados ao ensino médio em tempo integral e os cursos vocacionais nas cidades.