Giro de Noticias

Certidão de inteiro teor: Conheça a sua utilidade e os diferentes tipos

Existem vários tipos de certidões, mas no geral, elas podem ser descritas em dois tipos: resumida/simplificada ou de inteiro teor. A certidão de inteiro teor é o documento mais indicado para casos mais específicos, como duplas cidadania.

A certidão de inteiro teor se trata de uma transcrição fiel de todas as informações contidas no documento original. Ela pode ser usada para certidões de nascimento, de casamento, de óbito, do imóvel, etc.

Mas por que é utilizada? Prossiga com a leitura do artigo e veja mais sobre os diferentes tipos dessa certidão!

O que é e como funciona a certidão de inteiro teor?

“Em mais de um momento da vida, a certidão de inteiro teor deve ser solicitada para prosseguir com os processos burocráticos mais específicos.”

A certidão de inteiro teor é um documento que apresenta todas as informações detalhadas sobre um ato civil, presentes no livro de registros. Dessa forma, engloba documentos civis como:

  • Certidão de nascimento
  • Certidão de casamento
  • Certidão de óbito
  • Compra e venda de imóvel
  • Etc

Além das informações completas, e das assinaturas presentes no documento, também consta todo tipo de alteração no decorrer da vida civil. Por exemplo, anotações de casamento e divórcio na certidão de nascimento.

Qual é a diferença da certidão simplificada?

A certidão simplificada é aquela que apresenta apenas as informações principais presentes no registro arquivado em cartório civil. Basicamente, é a certidão comum que é emitida na primeira via.

Enquanto isso, a certidão de inteiro teor apresenta a reprodução integral das informações constantes no livro de registros. Dessa forma, traz mais informações que o modelo resumido.

Para que serve a certidão de inteiro teor?

Por ter informações mais completas, o documento civil de inteiro teor existe para comprovar os dados apresentados na primeira via. Além da reprodução integral do registro em cartório, traz também averbações e anotações ao longo da vida.

Dessa forma, tem maior validade em situações como dupla nacionalidade e financiamentos imobiliários. Além disso, costuma ser requerido em casamentos no exterior, por exemplo.

No caso de ser usada no exterior, a certidão de inteiro teor deve ser apostilada para ser válida. A Apostila de Haia é usada para autenticar a origem do documento, de forma que tenha validade em outros países que fazem parte do acordo.

Quais são os tipos de certidões de inteiro teor?

Dentro do modelo de certidão de inteiro teor, existem dois tipos: a certidão reprográfica e a digitada. Os dois tipos são válidos legalmente, mas apresentam diferenças que podem impactar no processo jurídico em diferentes países.

Vamos ver mais sobre!

Certidão reprográfica

A certidão reprográfica se trata de uma fotocópia ou xerox do livro de registros que reproduz fielmente as informações presentes no ato. Dessa forma, inclui as assinaturas dos envolvidos, testemunhas, oficial de registro e a caligrafia original.

Com isso, é a versão mais fiel, já que é visualmente igual à original. Porém, algumas informações podem sumir na fotocópia, dependendo de como foi realizada ou o estado do documento original.

Certidão digitada ou datilografada

A certidão digitada é quando as informações presentes no livro de registro são digitadas em outro documento. Por isso, não é considerada uma reprodução fiel, já que os dados serão escritos e impressos numa nova folha.

Por exemplo, no consulado Português, é exigida a certidão reprográfica, já que é mais fiel ao ato presente no livro de registros.

Onde solicitar a certidão de inteiro teor?

A certidão de inteiro teor pode ser emitida em cartórios físicos e em cartórios online. A inteiro teor é facilmente solicitada em cartórios online, bastando escolher o tipo de documento (nascimento, casamento, óbito, etc).

Após pagar e escolher a forma de envio, você acaba recebendo a certidão online ou impressa em casa. Essa certidão não apresenta validade determinada, variando conforme a finalidade onde será aplicada.

Quanto ao valor, tanto a certidão online, quanto a física, apresentam custo determinado pelos estados e municípios. Dessa forma, varia entre os órgãos que podem expedir.

Conclusão

A certidão de inteiro teor é um documento bastante importante para processos jurídicos fora do país. O principal caso é o da dupla nacionalidade, mas ela também pode ser exigida em financiamentos imobiliários.

Dessa forma, é essencial que esteja preparado para solicitar a certidão de inteiro teor e que, principalmente, saiba qual solicitar!