CEMULHER causa impacto com blitz educativa no TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar – CEMULHER/TJMA, presidida pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha, realizou no dia 14 de outubro, uma blitz educativa do Programa “Desperta, Maria!”, percorrendo diversos setores da Corregedoria Geral da Justiça e do Centro Administrativo do Tribunal de Justiça, em alusão ao Dia 10 de outubro, Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. 

A equipe da CEMULHER, composta por assistente social, psicólogas, estagiárias e estagiário, servidores administrativos e o Coordenador da Unidade, Arthur Darub, entraram nas unidades caracterizados e surpreenderam os servidores com saudações, placas com frases alusivas e semáforos confeccionados com palavras de alerta, chamando a atenção para a realidade do fenômeno da violência doméstica e familiar, no Brasil e no Maranhão. 

Ao final, foram distribuídos, para cada servidor, marcadores de página com a imagem do Violentômetro (escala que mede os graus de violências, alertando para o risco de comportamentos abusivos que podem chegar ao feminicídio). 

Foram entregues 200 kits com o Violentômetro, alcançando magistrados, magistradas, servidores e servidoras efetivos e comissionados e colaboradores e colaboradoras terceirizados, nos diversos setores visitados pela blitz. As pessoas presentes foram muitos receptivas, acolhendo e elogiando a iniciativa da CEMULHER. 
    
DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER, 10 DE OUTUBRO 

Foi em 1980 que a data 10 de outubro tornou-se o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. O movimento começou em São Paulo, quando mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal para um protesto contra o aumento de crimes de gênero no Brasil. 

O Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher é importante para que esteja em pauta como a mulher ainda é alvo constante de violência (seja física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial) no Brasil. Este dia serve para que se possa conscientizar a população acerca das estatísticas assustadoras desse tipo de violência, que cresceu ainda mais durante a pandemia, bem como para fortalecer as políticas de prevenção e enfrentamento a esse fenômeno. 

PROGRAMA “DESPERTA, MARIA!”

Programa de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Maranhão, foi  instituído pelo Ato da Presidência-GP-Nº 72019, o Programa “Desperta, Maria!” com o objetivo de incentivar servidoras, colaboradoras das empresas terceirizadas e magistradas a denunciarem situações de violência doméstica e familiar que estejam vivenciando ou que tenham conhecimento. Contatos pelo e-mail despertamaria@tjma.jus.br