Giro de Noticias

CCVM lança ciclo de palestras inspiradas pelo livro Babado Forte, da jornalista Erika Palomino

Lançado em 1999, o livro Babado Forte, de Erika Palomino, dedicou-se a contar os movimentos da juventude dos anos 1990 de Rio-São Paulo, sob os eixos de moda, música e comportamento, em mais de cem entrevistas – incluindo ícones internacionais como Madonna, RuPaul e Kate Moss. Com 10 mil cópias vendidas, Babado Forte é um livro-reportagem, cujo conteúdo jornalístico e de registro de uma década (1989-1999) se manteve intacto e virou referência, tendo conquistado um público de pessoas interessadas em conhecer o epicentro de fenômenos definidores nos anos que se seguiram.

Reconhecendo a importância histórica de registro de uma década e identificando a necessidade de expandir o espectro da pesquisa já realizada, o Centro Cultural Vale Maranhão, em parceria com a autora Erika Palomino, reuniu um time de pesquisa composto por profissionais de diferentes formações e territórios para pensar a partir do livro Babado Forte, ampliando o universo da publicação até os dias de hoje e para além do eixo sudestino, incluindo capitais como São Luís, Belém, Recife, Fortaleza, Salvador e do sul do país. O trabalho originou a série de debates Ciclo Babado Forte.

A partir da música, do comportamento e da moda dos anos 1990, o Ciclo Babado Forte levará ao público do CCVM novidades e transformações na juventude brasileira e em suas produções, desde os anos 2000 até o agora, compartilhando investigações sobre como o revivalismo da década de 90 reverbera na música, na noite e na moda de hoje.

A primeira leva de palestras terá como tema a música e receberá especialistas no assunto. No dia 5 de setembro, a jornalista e DJ Claudia Assef lidera uma conversa aberta sobre 70 anos de noite dançante no Brasil, que se inicia com a história do primeiro DJ do país, Osvaldo Pereira, em atividade até hoje. No dia seguinte, 6 de setembro, a segunda conversa do Ciclo Babado Forte apresentará abordagens para construir uma história popular e diversa da música eletrônica brasileira, com o curador, jornalista e doutorando em estéticas e culturas da imagem e do som pela UFPE, GG Albuquerque.

Toda a programação começa a partir das 19h30, no Centro Cultural Vale Maranhão, localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico, totalmente gratuito.