VLI e Associação de Ciclismo em Imperatriz realizam live sobre segurança ferroviária

Para incentivar o comportamento seguro em relação à linha férrea, a VLI, empresa que controla o tramo norte da Ferrovia Norte Sul e a associação Seven Bikers promoveram, no dia 13, a live “Ciclismo e ferrovia: saúde, segurança e vida em 1º lugar”, com a participação de grupos de ciclistas de Imperatriz e do Brasil.

A live foi uma oportunidade para orientar e chamar atenção dos praticantes da modalidade para os cuidados que devem ser adotados nos acessos às trilhas próximas à ferrovia. Áreas próximas do tramo norte, que engloba os estados do Maranhão e Tocantins, são favoráveis aos esportes de aventura, bastante praticados na região.

De acordo com o presidente da Seven Bikers- Imperatriz, Raifran Silva, o município reúne, hoje, cerca de 10 grupos de ciclismo, “Ainda temos outros em cidades vizinhas como Porto Franco, Açailândia que pedalam conosco nas viagens, competições e turismo”, explica. A Seven Bikers é uma associação nacional que surgiu para incentivar a qualidade de vida, através da prática do ciclismo. No Maranhão, ela tem grupos em Açailândia, Imperatriz, Porto Franco e Miranda do Norte.

Dicas da VLI para agir com segurança ao interagir com a linha ferroviária:

• Motoristas, ciclistas e pedestres não devem atravessar em locais não sinalizados. Travessia segura é pelas passagens em nível (PN), ou seja, cruzamentos sinalizados
• Antes de atravessar a ferrovia, pare, olhe e escute.
• Não estacione sobre os trilhos ou perto da linha férrea.
• Não suba nos vagões ou locomotivas e não passe por baixo dos vagões. O trem pode movimentar a qualquer momento.
• Um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar totalmente. Se o trem estiver aproximando, aguarde a sua vez.
• Atenção! Bicicleta também é veículo e o desrespeito à sinalização pode gerar multa e outras penalidades, além de expor o ciclista ao risco de acidentes.
• Fotografar em ferrovia mais que a multa pode custar a sua vida. Não se arrisque!

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.